26 novembro 2006

Nasci, obrigado Enfermeiras Especialistas em Obstetricia

“Dar à luz” é sem dúvida uma nova etapa na vida de cada mulher. A situação implica um certo estado de dependência parcial, facto que associado a cada vivência, constitui um dos principais motivos que transforma a experiência do parto, de algumas mulheres, em experiências negativas e traumatizantes.

A mulher grávida e em trabalho de parto torna-se mais frágil e vulnerável, evidenciando-se o medo, a ansiedade e a insegurança.

A relação que se estabelece entre o enfermeiro e a parturiente torna-se fundamental sendo determinante que o enfermeiro veja o corpo da mulher, não como uma máquina que desenvolve o seu trabalho (parir), mas como um todo, uma pessoa que para além de cuidados físicos precisa de outros cuidados. De alguém com quem falar, de alguém que a ouça activamente (Gandara e Lopes, 1994), ou então simplesmente que lhe segure na mão, e permaneça ali, acompanhando-a no seu percurso, revelando-lhe que não está sozinha.

O enfermeiro deve usar da melhor forma o conhecimento, facilitando a capacidade do outro para crescer, deve assistir o outro, compreendendo e avaliando os seus sentimentos (Swanson, 1991); deve permitir o outro a ter a sua própria experiência; focalizar-se nas preocupações do outro, dar atenção e assisti-lo a centrar-se em decisões importantes; gerar alternativas reflectindo, guiá-lo a pensar completamente nas decisões (Swanson, 1993).“A pessoa que recebe cuidados é que sabe o que sente e o que precisa, mas quem a cuida deve ajudá-la a clarificar os sentimentos e a cooperar com ela na mudança” (Fazenda et al, 1993:9).

Aproveito deste modo este dia para fazer um MUITO OBRIGADO, às minhas colegas especialistas em Enfermagem Materna Obstétrica, graças a elas no dia 28/11/1979, nasci!
Continuem a trabalhar, com Humanismo, com Carinho para que assim a “Vida” que auxiliam todos os dias a trazer ao Mundo venha com Luz!

Os abraço a todos os Colegas a fazer as Especialidades, deixo-vos com esta mensagem -“é difícil, mas só assim se dá valor ao que se tem”.Fiquem com este vídeo engraçado sobre um parto difícil.

2 comentários:

* Nursinha * disse...

Olá!
Antes de mais, obrigado pelas palavras amigas que sabem tão bem em momentos de desespero (que deves conhecer tão bem quanto eu).
Gostei muito do teu blog, é interessante e, se me permites, vou adiciona-lo aos favoritos.
Este post vem mesmo a propósito, uma vez que vou começar o estágio em obstetrícia e pediatria no dia 4 de Dezembro.
Boa sorte para ti também! Eu vou passando por aqui ;)

Nuno Costa disse...

Desde já os meus Parabéns! Fazes anos dia 28, tal como a minha irmã! E foi curioso teres enquadrado o teu aniversário numa visão da Enfermagem na obstetrícia. É um trabalho lindíssimo nessa area, pelo menos adorei o pouco tempo que tive em obstetrícia enquanto aluno. Desejo-te as maiores felicidades!

Um grande Abraço!