19 janeiro 2007

Divulgem as Vossas Opiniões



Todos os dias, somos confrontados com uma dura realidade, no nosso local de trabalho, a constante esperança para se mudar algo na nossa profissão! Todos nos queixamos e fazemos valer os nossos argumentos! O que se nos depara na realidade é um constante agravar das condições de trabalho, assim como o total descrédito das instituições que nos deveriam representar! Isto, atenção não o faço sem provas, existem já estudos sobre a insatisfação da profissão e como consequência a diminuição da qualidade de Cuidados! Pensemos sobre isso, porque razão cada vez mais os Enfermeiros fogem de Portugal, para quadros qualificados no exterior! Parte deve-se ao excesso no número de formação anual, outra à nossa qualidade na prestação dos cuidados. Já dei anteriormente o mote num tipo de protesto (ver em http://enfermagemsu.blogspot.com/2006_10_01_archive.html)!

Numa altura em que se gasta infundadamente Verbas num Referendo que os nossos Deputados tinham toda a legitimidade em decidir, peço-vos a opinião sobre o estado da nossa carreira, quais os principais culpados, o que se pode fazer para melhorar? O que esperam da nova carreira? Note-se que temos O MINISTRO DA SAÚDE a referir que somos a coluna Dorsal da Saúde, no entanto a lombalgia persiste! Parece-me que com estas novas medidas como a do registo de presenças por impressão digital são uma mais valia, assim como algumas medidas para definir interesses e evitar promiscuidades entre o serviço publico e o privado, mas Ex.mos Senhores para quando o Acto de ENFERMAGEM e para quando a definição do que serão as novas competências do ENFERMEIRO LICENCIADO e ESPECIALISTA!!!

Por tudo isto...
Cuidem de Reflectir, Cuidem de Comentar!


1 comentário:

Anónimo disse...

Boa noite
Caro colega

Coloca obviamente questões muito pertinentes e que urgem serem discutidas de forma profunda e plural. Informamos que em breve, na região de Lisboa, iremos dar início a alguns fóruns públicos de discussão sobre a actual realidade da profissão de enfermagem, e onde iremos estar presentes, e que visam dar resposta, em discussões públicas, democráticas, plurais e isentas, a questões tão pertinentes como aquelas que colocou, entre outras.(a ser anunciado em breve no nosso espaço)

Sabe já qual a nossa posição: somos frontalmente contra as posições dos actuais líderes de enfermagem. Repare que não somos contra as pessoas: nunca o faríamos. As pessoas que nos lideram merecem de nós total respeito e consideração pelo seu passado já com alguma história na nossa profissão e pelo seu presente. No entanto, e porque somos responsáveis e adoramos a profissão que exercemos, somos muito críticos ( e a crítica visa construir algo de melhor e não destruir) no que diz respeito especificamente à total inércia da actual Ordem dos Enfermeiros em matérias como Bolonha, USF`s, a Carreira Profissional (e estamos apenas a referirmo-nos ao escalonamento das competências dentro da carreira e nada mais), à falta de visibilidade nos media, à falta de intervenção dentro das instituições de saúde onde os cuidados de enfermagem e os(as) enfermeiros(as) estão em sério risco, à falta de intervenção em sectores como a gestão (muito haveria e há a falar e criticar sobre este assunto) com claras e graves implicações nos(nas) enfermeiros(as), ao garve défice de comunicação com os enfermeiros e enfermeiras portugueses(as) entre tantos assuntos emergentes e importantes.
(Continua)

Viremos aqui participar regularmente neste espaço pelo que, para que seja plural e isento, deixamos (para já) o lugar a próximas intervenções.
Um abraço