Numa época em que o Próprio Governo dá Ênfase aos Enfermeiros em Saúde Comunitária, como foi ultimamente o elogio aos Enfermeiros da Linha de Saúde publica assim como aos Enfermeiros nas USFs, a nossa Ordem envia-nos este Documento em que propõe as Especialidades ao Longo do Ciclo de Vida da Pessoa, negligenciando uma Especialidade como a Comunitária , acabando com Médico-cirúrgica sem que a meu ver pessoal tenha introduzido uma alternativa séria a esta.
Ora tendo eu ido aos foruns de Discussão das Especialidades, não compreendo com o término de Comunitária! Falou-se sim na alteração do Nome para SAUDE PUBLICA, mas nunca na sua extinção! A meu ver parece-me que esta será incluída na Especialidade em Saúde Familiar é um pouco reducionista quando comparado com Enfermagem Comunitária! Espero que o Documento a ser debatido, contenha esta especialidade há muito reconhecida pelos Vários Grupos multidisciplinares! Não consigo perceber igualmente o substituto de Enfermagem médico Cirurgica, "Pessoa em situação crítica" :
- "Dirigida aos projectos de saúde da pessoa a vivenciar processos de saúde/doença crítica com vista à promoção da saúde, prevenção e tratamento da doença, readaptação funcional e reinserção social em todos os contextos de vida." Isto é muito generalista!!
(Para ver o Documento na integra carregue na imagem em baixo!)
Vou estar na Assembleia, do próximo dia 17, espero contar com a vossa participação, tendo em vista que "só critica quem consegue fazer melhor", irei dar a minha opnião pessoal, para que todos juntos consigamos uma Melhor profissão, que sirva a Comunidade sem que se perca áreas que já são nossas!
2 comentários:
Um bom blog, que eu visito já á algum tempo, mas só agora entrei na blogosfera de modo efectivo e afectivo, passa por lá. é um registo bem diferente do teu mas um bom sitio para desabafares.
olá
se gostas de cinema vem visitar-nos em
www.paixoesedesejos.blogspot.com
todos os dias falamos de um filme diferente
paula e rui lima
Enviar um comentário