28 maio 2007

A linguagem dos afectos, do conhecimento e da consciencialização

"Um em cada dez idosos perde cinco por cento do seu peso no primeiro mês de internamento num lar e dez por cento ao fim de seis meses, segundo os últimos dados da Aliança Europeia da Nutrição para a Saúde.

A Organização Mundial de Saúde, que já definiu a existência de uma anorexia do envelhecimento, tem alertado para o facto de a desnutrição proteico-energética ser um problema grave nos idosos. (Fonte Jornal de noticias)"

Quantas vezes nos questionamos com o gesto diário por vezes robotizado que é a Alimentação. Alimentamo-nos porque temos fome, porque precisamos disso para Viver e tantos precisam dela para sobreviver... Negligenciamos por vezes quem nos Cuidou, de quem nos educou e apesar do conhecimento (dos cursos, das formações), perde-se a atenção a paciência nesta necessidade diária que é o acto de Alimentar!

Concordo com a noticia, oriento-na apenas na dimensão, pois se o acto de alimentar é importante, muito mais é o Acto de Nutrir. Nutre-se não só o Corpo, mas a ALMA... É aí que a noticia deveria incidir, pois muitas vezes os Idosos, as pessoas, não são nutridas o suficiente para desejarem terem um Envelhecimento Saudável. Isto é o alimento na forma física está lá , mas falta o Amor, o Carinho, o sentir-se amadas e sem isso, então sim entramos na ANOREXIA, não a Nutricional , mas a Sentimental.

Por isso escrevo este Post, para quem Cuida, para quem vive, para quem todos os dias se alimenta da fonte que nos faz sorrir, que são as Pessoas, o Mundo...
Pois:
Cuida-se do Corpo com Conhecimento, com palavras repetidas para que penetrem na População Alvo, mas muitas vezes descura-se no Afecto, tudo derivado a uma evolução Técnica desumanizada....

4 comentários:

Anónimo disse...

Um grupo de enf. conversavam enquanto aguardavam por um funeral...um idoso aproximou-se de uma e falou-lhe, ela sorriu e foi levado pelo idoso, passado um bom bocado regressaram, a enf. explicou: "O Sr.X é ostomisado o seu apoio era a esposa que faleceu de repente, foi terrivel para ele, procurei ajuda-lo ouvindo-o ele dizia "a minha mulher era muito linda",se o Sr. o diz é porque era dizia eu; então ele veio buscar-me para eu ver a foto que está na campa, não imaginam a emoção dele..." os olhos da enf. estavam brilhantes, mas sempre a sorrir. Que Deus abençõe todos os profissionais que tem a capacidade de como você e esta colega, de não deixar de sorrir, seja em que circunstâncias for.

Maria da Luz disse...

O respeito e a consideração pelos nossos idosos é importante bem visto

Rosa Silvestre disse...

Olá Sérgio:
Que excelente post!
Na realidade actualmente vivemos uma anorexia afectiva, nem mais!

Nuno Costa disse...

Tocas-te num ponto chave. É preciso pensar nisto e agir em conformidade!

Abraço