09 junho 2007

Educação Sexual- "Então é Assim"

No âmbito do Dia Mundial da Criança, passou na RTP2 um filme de 17 minutos que reinstalou a polémica acerca do assunto da educação sexual.

“Então é assim” é uma co-produção dinamarquesa-canadiana, um filme de animação para crianças, que transmite informação acerca da sexualidade, reprodução, os abusos sexuais, mas também sobre o afecto e o amor. Na véspera a RTP2 promoveu uma espécie de "ante estreia", numa edição especial do programa “Sociedade Civil” em que foi mostrado o dito filme e debatida a sua adequação às necessidades e sensibilidades nacionais."

Como podem compreender não concordo com o uso das histórias e metáforas que expliquem de forma totalmente irrealista e na maior parte das vezes mentirosa, estes os acontecimentos... Como Profissionais de Saúde, noto no terreno que os Professores por vezes não estã à vontade (claro que há excepcções) para lidar com esta temática, pelo que devemos transmitir estes conteudos às crianças de uma forma a que elas possam entender e integrar...

Pergunto-vos se acham este vídeo Util, ou então Simpesmente demasiado explicito! COMENTEM, pois este espaço também é de reflexão e de Debate!

8 comentários:

Maria da Luz disse...

Penso que o filme é um pouco ousado...para crianças

Blogger de Saúde disse...

Talvez, nisso concordo! Mas sabiam que se pensa passar este video nas nossas Escolas?
Claro que devidamente contextualizado! Pessoalmente acho que os gemidos estão a mais e que as crianças aproveitam para rir e gozar...

O que vos pergunto é que tipo de alternativas existem??

Pessoalmenet já assisti a formaçés sobre esta temática em que era pedido às crianças\jovens que escrevessem num Papel as suas duvidas (de forma anonima)..Essas respostas eram recebidas e depois no dia seguinte voltavamos lá para retirar essa mesma as duvidas. Sei que o Centro de Saúde de Soure, também tem um Projecto ESPECTACULAr neste ambito, pois ouvi no ultimo Congresso (que Ajudei a Organizar)..

Pedia-vos comentários e sugestões, pois gostaria de saber outros metodos de ensino e sobretudo trocar experiencias!!

Rosa Silvestre disse...

Olá Sérgio, colocamos o post quase em siimultâneo...balha-me Deus...hehehe. Bom colocaste a 1ª parte e eu a 2ª .
Bom fim-de-semana!

Codinome Beija-Flor disse...

Oi, vi que ficou chateado com meu post, me desculpe, mas é minha visão, sei bem que o assunto seria polêmico.
Abraços

osso disse...

Apesar de não ter visto o filme, confesso que este é um tema com bastante interesse. Contudo não deve ser tratado apenas pela sua instituição no ensino obrigatório ou não. Mais do que isso importa saber quem tem capacidade para "leccionar" tal tema.

Em altura mais oportuna visionarei o filme.

Blogger de Saúde disse...

Reparem que não estou dizer que devia ser a minha inwtiuição, acho que deviam ser dim Enfermeiros e médicos a leccionar esta tematica... Claro que em Parceria com os Professores

Ana G disse...

nao me parece que este filme seja a solução para iniciar um processo tremendamente complexo na cultura que temos.... o problema não é explicar a sexualidade às crianças, mas sim explicá-la aos adultos que a vão ensinar. pensem nisto.

Anónimo disse...

Olá Sérgio.. Este teu post despertou-me a curiosidade e estive a ver o vídeo. Está muito engraçado, mas acho-o inadequado para crianças. Antes demais devido à sua linguagem facilitista e em tom de brincadeira. Por outro lado todos os educadores (pais, professores e outros profissionais) devem fazer uma educação no sentido dos afectos e só depois do acto sexual. Primeiro há que ensinar o que é a afectividade e o respeito pelo outro e só depois o que é a sexualidade. Aqui deixo a minha opinião...
Patrícia Soares