28 julho 2007

Enfermagem O FUTURO- Resposta a um Comentário!

Recebemos um Comentário no Artigo anterior que nos Deixou Bastante alarmados! A Realidade de Enfermagem mudou bastante, com a abertura de mais Vagas e com a não Negociação de uma NOVA CARREIRA. Apesar deste novo Cenário, parece-me que a descrição que aparece descrita em baixo é algo Surreal, pelo menos assim Queremos Acreditar!

"Peço muita desculpa, sei que não é o lugar nem a postagem oportuna...mas não sei mais a quem recorrer...
Sou aluno finalista do 12ºano da nova reforma do ensino secundário, e co
m uma boa nota (estamos a falar de mais de 17) estou a pensar em ingressar em Lisboa...Estou deveras preocupado...é enfermagem que quero, independentemente daquilo porque irei passar, mas passou-se comigo o impensável: quando estava a entregar a candidatura, a senhora que a recebeu rasgou-a e disse: "com uma média destas, agradece-me por te estar a fazer o favor de não fazeres o erro maior da tua vida..."

Achei estranho, visto que segundo o Guia prático do aluno de 2007, enfermagem tem uma enpregabilidade de 80-100%...Depois vi que as coisas n são bem assim...um aluno que entre no fórumemfermagem até se assusta...Para além disso, em Setúbal, uma aluna que se foi candidatar em Enfermagem para a Resende com 17 anos foi surpreendida por enfermeiros à porta das candidaturas, que estavam afazer uma "espera aos candidatos a perguntar o que queriam tirar"...ela lá disse enfermagem, e um deles, feito sabe-se lá o quê, aperta-lhe o pescoço e gritava-lhe dizendo:-"(...)Não te candidates, por favor! Por ti própria e para os enfermeiros actuais!"Tipo...Socorro!O que é que se passa?

Como é que a situação chegou a tanto?!Mas como está a situação actual em enfermagem?Quais são as minhas hipóteses de vencer como enfermeiro?Afinal...o que é a enfermagem no país virado do avesso em que vivemos?Ajudem-me...tou deveras desesperado...embora saiba que é enfermagem que eu quero mesmo, independentemente de tudo... (Candidato a Enfermagem 2007 ).

Para Respondermos ao comentário deixamos uma Resenha Histórica da Evolução de Enfermagem e uma Resposta à sua dúvida!

Desde os anos 60, que os Enfermeiros vêem pugnando pela necessidade de se proceder à criação de meios conducentes que regulem e controlem o exercício profissional.

Atendendo a esta necessidade, surge o Decreto de Lei n.º 161\96 de 4 de Setembro, que continha o “REPE” (Regulamento do Exercício Profissional dos Enfermeiros). Este tem como objectivo, definir quais os princípios gerais respeitantes ao exercício profissional dos Enfermeiros que exerçam funções em Portugal.

Passado 2 anos, o Governo Português reconhece “que os Enfermeiros, no estádio actual do desenvolvimento de Enfermagem e, com a plena consciência do relevante papel que desempenham no Sistema de Saúde, constituem um corpo institucional idóneo para assumir a devolução dos poderes que ao Estado competem no que concerne à regulamentação e controlo do exercício profissional, designadamente nos seus aspectos deontológicos e disciplinares”.

É criada então, a Ordem dos Enfermeiros. Esta tem como função “promover a defesa da qualidade dos cuidados de enfermagem prestados à população bem como o desenvolvimento, a regulamentação e o controlo do exercício da profissão de Enfermagem, assegurando a observância das regras de ética e deontologia profissional”.

Já no ano de 1999, o Ministério da Educação, cria o decreto de Lei n.º 353\99 de 3 de Setembro, que fixa as regras a que o ensino de Enfermagem está subordinado, no âmbito do Ensino Superior Politécnico. A 18 de Setembro, pela Portaria nº799-D\99, é aprovado o regulamento geral do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Existem também várias ESPECIALIDADES EM ENFERMAGEM .

A História de enfermagem tem percorrido assim, um longo caminho na sua evolução, no entanto, os passos dados são cada vez mais firmes e decisivos para a profissão de Enfermagem.

Espera-se no entanto que suja uma nova Evolução no sentido de Trazer à nossa Actual Carreira uma Remuneração Adequada, pois INFELIZMENTE apesar de Sermos Licenciados, não auferimos como tal! Apesar de termos Enfermeiros Especialistas estes não são Requisitados ou não se abre Vagas para que possam actuar nas sua áreas de Competência, acabando por não aplicar as suas novas Competências, não havendo assim os GANHOS EM SAÚDE Desejados!

Caro Estudante do 12º Ano, como sabes na Internet, tens que FILTRAR algumas Coisas que lês ou ouves! O que se passa em Enfermagem ,passa-se noutras Profissões em que a Competitividade começa a EXISTIR! Ora isso Seria um bom aspecto, no entanto em Enfermagem, como a Parte da Carreira e da Remuneração ainda estão em fase de Discussão o Excesso de Enfermeiros (resultado de uma abertura Excessiva de Escolas de Enfermagem) levou a uma Situações de Precariedade, redução dos Ordenados (já de si baixos visto ainda estarmos pela tabela de Bacharelato) e Desemprego!!

Em suma todos os novos Colegas se querem ser Enfermeiros tem que estar Preparados para esta Nova Realidade de Competitividade Formativa e Profissional!Assim embora acredite que possa ter ocorrido este episodio de "desabafo" por parte de alguns colegas em frente a uma Escola de Enfermagem não Compreendo nem acho que Dignifiquem a Profissão.
Os Enfermeiros Têm Locais Próprios para discutirem estes assuntos,como a Ordem e os Sindicatos! Acções destas em nada Valorizam e Dignificam a Profissão. Acrescento ainda que estamos disponíveis para RESPONDER a qualquer dúvida neste Blog ou por MAIL. Obrigado pelo Comentário.
Abraços e Boas Férias
Sérgio Sousa e Vera Carvalho


Bibliografia:
Dec.-Lei nº104/98 de 21 de Abril
MENDO, Paulo. – Falando de Saúde , Departamento de estudos e planeamento da saúde, Lisboa 1995 Ministério da Saúde - Diário da República I série A, Dec. Lei Nº104/98 de 21 de Abril;
R.E.P.E.- Dec.-Lei nº161/96 de 4 de Setembro NOGUEIRA, Bento O. H. – História de Enfermagem. “Gestetner” do Telhal, 1968

21 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente todos os Enfermeiros Ainda Estão à espera de uma nova Carreira! Será que assim vamos Ser Pagos como Licenciados? Será que a precariedade ira acabar?

O que este colega do Secundário aqui diz é muito grave ! Será que alguns colegas já cairam neste DESESPERO!

Anónimo disse...

Sou enfermeira ha um ano ainda ha procura do 1 emprego o que tenho a dizer a este finalista do 12ºano, é que se esta consciente da situaçao actual da enfermagem e se é msm a enfermagem k ker devera concorrer, dar o maximo no curso e dp lutar por uma enfermagem melhor. Pq e que eu numa situaçao desesperante ha um ano estou a dar este conselho?!Porque kd se gosta e esta-se motivado é muito mais facil enfrentar as dificuldades do futuro, precisamos de pessoas que gostem da ENFERMAGEM na enfermagem, e as coisas no pais estao mal em em kk profissao mais vale tirar um curso com gosto e motivaçao e no fim e tudo mais facil.
Nao concordo com as atitudes aki descritas, mas compreendo, o desespero e grande caros colegas principalmente pra akeles k entraram pk havia muito emprego e ganhava -se muito, nunca ninguem disse a estes meninos k a enfermagem e uma profissao desgastante fisicamente e psicologicamente que é preciso exercer com gosto, agora estes enfermeiros sao duplamente frustados nem gostam da profissao nem têm emprego facil.
Mas concordo que e perciso passar aos alunos do 12 que essa do 80 a 100%e publicidade enganosa como? nao faço a minima ja estou a ficar cansada deste PORTUGAL.

Anónimo disse...

Desculpem a invasão...
Sou outra aluna do secundário que me candidatei há uns dias a Enfermagem tb em Lisboa, e devo dizer que tb estou chocada com aquilo que aqui foi descrito...pk também o vivi!

Para realizar os pré-requesitos B para me candidatar, o médico falou comigo e por fim perguntou-me qual a carreira que eu queria...
Ele de imediato chamou-me uma enfermeira que começou o discurso: "Oh minha amiga, gostas um pouquinho de ti própria? Então vai trabalhar para as lixeiras, que vais ganhar mais, ter mais reconhecimento...e trabalho!"~
Fiquei chocada! As informações que os alunos têm é que enfermagem dá emprego...e isto vê-se pelas médias de enfermagem! São altas, e com muitos pseudo-médicos pelo caminho...

Concordo que estamos a ser enganados...Para além disso, as privadas são mais que muitas, e um aluno pode entrar na privada com...9.5 de média de candidatura!

Uma das escolas que mais tem mantido o nível das públicas, penso eu, é a Ravara: até pede mínimas! (a Física, Química, Biologia, Geologia, e Psicologia...
Mas de resto...a Resende até pede Filosofia!!!!!!!!!!(ng a fez, não faz parte dos exames previstos para ciências, o que demonstra uma total falta de convivência entre as instituições!)

Digam-nos, elucidem-nos, pois estamos fartos de ser enganados!!
-Que plano devemos seguir?
-Quais as melhores escolas?
-Qual é o melhor plano de ataque em busca de um emprego?
-O que devemos evitar?

Desculpem mais uma vez, mas axo que se querem (porque querem) mudar a enfermagem, deviam começar pelos que se vão candidatando por ano...parte do problema vem por aí, e ng tá consciente disso!
Façam campanhas, vão falando no www.exames.org com futuros candidatos...
Não sei mas ajudem-nos!

Anónimo disse...

Obrigado por terem respondido, fiquei um pouco mais esclarecido,mas tb confuso...

É que tb me disseram que embora enfermagem esteja numa situação periclitante, todas as áreas assim tb estão:
-Psicologia
-Fisioterapia
-Terapias da Fala, ocupacional, etc
-cardio e reabilitação
etc
Na realidade, disseram-me que a área de enfermagem é a que está, juntamente com a de medicina, mais salvaguardada (em graus distintos)...embora seja preocupante na mesma...será isto verdade?

É que existe uma diferença entre "competividade e luta pelo emprego" e "desemprego garantido"! Qual é o patamar actual?

Obrigado mais uma vez

Anónimo disse...

Desemprego garantido e pra ti daki a 4 anos nem tenhas duvidas. Ainda nao vi a fazer -se nada pra contrariar esta situaçao por isso...
Tenho pena k se esteja a enganar os alunos do secundario, temos k ver k o k assusta mais os jovens neste momento e tirar um curso e ficar no desemprego, e akuando da condaditura a universidade as saidas sao o k pesam mais infelizmente, ou seja vai se pra enfermagem pk se tem emprego e dp temos enfermeiros licenciados k nunca vao ser dignos de ter esse titulo.
Neste momento acho k so medecina tem saida e graças a ordem dos medicos que sabe -a toda, a nossa e exactamente o oposto parece que tem como missao destruir a enfermagem.
Pros alunos do secundario que acham que em enfermagem ganha -se muito a ultima oferta de emprego k vi era de 35 horas semanais 403 euros mensais muito né? Basta consultarem o site do instituto de emprego.
Informem-se e lembrem -se k vao exercer essa profissao uma vida inteira por isso k seja uma k se gosta.

Anónimo disse...

Caros alunos do secundário que aqui comentaram:
Se querem ser enfermeiros, não tenham medo.
O mercado esta a mudar e "emprego" para toda a vida nao haverá para ninguém. Os contratos coletivos acabaram...
É verdade que há recém-formados em enfermagem sem emprego. Mas se quiserem trabalhar (e não apenas um "emprego"), não faltará trabalho.
A enfermagem é uma profissão de exercício liberal. E é aí que está o futuro. As instituições hospitalares vêem-se aflitas para responder às necessidades de doentes cada vez mais idosos e mais dependentes - vejam os números da rede de cuidados continuados. Muito enfermeiros que conheço estão a organizar-se para convencionar com os seguros os cuidados domiciliarios a doentes dependentes. Para quem quer trabalhar não faltará trabalho, ainda que não haja emprego nos grandes hospitais...

Manuela

Anónimo disse...

Concordo com o ultimo comentario,foi isso que tentei passar se gostam da enfermagem concorram pra enfermagem, eu estou no desemprego e ainda nao desisti,so que como nao tenho experiencia e dificil outros voos e quase obrigatorio começar em centro de saude ou hospital.
So gostava que os alunos nao concorressem pra enfermagem pk tem emprego garantido pk isso e uma grande mentira.O que aconteceu nos ultimos anos e que esta era a principal razao e agora temos enfermeiros que detestam enfermagem, entraram sem saber o que era enfermagem durante o curso a enfermagem passou lhes ao lado e agora passados alguns anos a trabalhar continuam sem saber gostar da enfermagem.

Rosa Silvestre disse...

Aos alunos do secundário:

A enfermagem é uma profissão nobre, que exige muito de nós a muitos níveis (físico,psicológico, moral, espiritual, social).
Se gostam de enfermagem concorram para enfermagem. Se não gostam e somente concorrem para ter emprego garantido, então devem lutar por aquilo que gostam, independentemente de se ter ou não emprego!
Se assim procederem será melhor para vocês e para os utentes que não têm culpa de quem os cuida ser uma pessoa que não gosta de cuidar...pensem nisso, e acho que esta premissa serve para todas as profissões, tendo em atençaõ que o mercado de trabalho está mau para toda a gente, independentemente da profissão que se escolha!

Blogger de Saúde disse...

Gostei de ver Reacções às Noticias! Concordo com a Rosa, pois tal como ela Refere EMPREGOS Garantidos, não há em lado nenhum! Notem que para os Engenheiros Civis estão a propor salários de 700 Euros! Estamos perante um cenário cada vez mais Competitivo! O que nos enfermeiros nos estamos a Preocupar é na Qualidade Formativa! Ou seja Uniformizar a Formação, pois tal como aqui referem esta Formação varia de Escola para Escola!

A Ordem dos enfermeiros Pretende criar Criterios de avaliação das Escolas (algo que até aqui não existia) através do Sistema de Internatos e Exame de Admissão à Ordem e a Profissão de Enfermeiro!

Assim Caros Colegas do 12 Ano, o meu conselho é:
*Invistam no vosso Sonho, estudem e tentem ser os MELHORES no CURSO;
*Vão para Enfermagem, não com a Garantia que esta dá uma Empregabilidade de 80% , mas que cada vez é mais complicado conseguir um Emprego num Hospital ou Centro de Saúde!
* Apostem ao terminar o Curso na Profissão Liberar (Cuidados Domiciliarios), afinal de contas temos uma Populaçao envelhecida!
* Sejam Criticos , na vossa Formação, digam o que deve mudar e digam-no à Escola e Sobretudo À Ordem para que a Realidade de Formação Excessiva, seja suplantada pela Formação Qualitativa!

Quanto às especificas para entrar, nem sabia dessa REALIDADE!!!Mas é Preocupante! Mais uma vez sou da Opinião que certos Cursos deveriam ter testes Psicotecnicos!

Abraço e exponham as dúvidas

Blogger de Saúde disse...

Cara Manuela, penso que respondi nos Comentários Anteriores a algumas das questões que colocou!

Até já

SM disse...

Comecei a trabalhar faz exactamente hoje um ano e realmente neste último ano as coisas têm ficado feias para os nossos lados. Mas ninguém deve desmoralizar, principalmente quando se acha que é enfermagem o curso que se quer tirar (digo acha porque certezas só se têm depois de lá estar). Há falta de vagas para os enfermeiros, há já desemprego mas os enfermeiros são e serão sermpre necessários e um dia os directores das unidades de saúde vão acabar por perceber que precisam de quem cuida, nem que seja pelo número de queixas que são apresentadas devido aos maus cuidados prestados por falta de recursos humanos (infelizmente temos que chegar a esse ponto).
Quanto à atitude de alguém da Resende não a entendo e espero que não tenha sido de ninguém de lá porque sou Resendeira e não me revejo nessa atitude.
Força para todos os que terminaram agora e os que já cuidam e se encontram desmotivados.

Anónimo disse...

Caro colega Sérgio
Não entendo os blogues como sitios para discussões onde alguém tem que convencer alguém ou ganhar a discussão. Ando pouco por estes sítios, mas gostei de participar. Talvez não volte...

Mas deixe-me que lhe diga: todas as escolas de enfermagem fora avaliadas, algumas mais que uma vez pela CNAVES - Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Os relatórios deveriam estar disponíveis na ADISPOR...

A OE não pretende "criar Criterios de avaliação das Escolas (algo que até aqui não existia)" simplesmente porque não tem competências para o fazer, nem terá. A acreditação de ciclos de estudos, competirá a partir da aplicação do novo Regime Juridico das Instituições de Ensino Superior, à "Agência de Avaliação e Acreditação para a Garantia da Qualidade do Enisno Superior", de que já deve ter ouvido falar.

Cara SM (resendeira), apreciei a forma como defendeu a sua escola. Já agora, sabe dizer-me onde é que a Maria Fernanda Resende fez o curso de enfermagem?

Obrigada, de qualquer modo.

Manuela

Anónimo disse...

Olá futuros colegas!

Estou no terceiro ano de enfermagem na Escola Superior e Enfermagem Maria Fernanda Resende (=D), e adoro lá andar!
O ensino é puxado, e realmente prepara-nos para o futuro...
Contudo, a escola fez um grave erro:Filosofia??!?!?!?!?!?!?

Vamos a ver: um aluno teria que fazer, como provas de ingresso para enfermagem em Lisboa Biologia e Geologia (sim, agora as provas de ingresso são de duas matérias e pior: de dois anos!!!!), Física e química (Juntas como prova de Ingresso, com matérias de 2anos), Psicologia (só a reforma antiga, porque os novos alunos, embora a podessem fazer como externos, não encontram concordãncia com o programa actual deles), Economia (dois anos, para os alunos de Economia !!!!), Geografia (só os de humanidades a podem ter, o que é escandaloso), e a Resende pede:
Fil+BioGeo
Fil+FQ
É a única de Lisboa a pedir, visto a partir deste ano, até na Francisco Gentil se entra apenas com uma prova de Ingresso...
A situação está complicada e injusta para os da nova reforma, eu detestaria estar no lugar deles! Não tiverem técnicas, educação física conta para a média, os exames são bienais...e...QUASE NINGUÉM FEZ EXAME DE FILOSOFIA!!!É surreal!!!
E as provas de ingresso foram apresentadas...3 semanas antes dos exames!
Vergonhoso!!!!!!!!
Eu penso que se a Resende chegar aos 12 valores, contingente geral, será demais...
Isto poderá dificultar as negociações para a formação da ESEL, e irá aumentar o número de alunos com boa média no ensino privado (porque irão existir somente, mais 3 escolas em concurso, com maior fluxo)

Se querem, tal como eu, mudar o futuro da enfermagem, não comecem por vocês somente. Comecem por eles e pelos actuais alunos de enfermagem!
Eles SÃO/somos o futuro!

E a situação está negra para eles, pois vivem numa era inimaginável: tiras um curso para realização professional, porque emprego...

Para além disso, caso não saibam, para medicina, as faculdades estão a pedir somente UMA especifica, sendo uma delas...MATEMÁTICA!!!!!!!
Isto fará com que as médias subam, entrem somente pseudo-médicos frustrados (na minha escola são aos Milhares, e envergonham, alguns deles, a profissão porque não a percebem)...e obriga a quem quer mesmo enfermagem com a média mais baixa, principalmente os da nova reforma, a irem para privadas

Simplesmente vergonhoso, tenho dito!

A única escola que vai manter o nível é a Ravara. Pede duas das seguintes especificas, com mínimas!!!
FQ (110 pontos no minimo)- a média a nível nacional é vergonhosa
BioGeo (130 pontos no minimo)-tem média negativa!
Psi (150 pontos no minimo)- os da nova reforma teriam que ir como externos...sem ter dado a matéria!

Porque tanto a Gulbenkian (que este ano nem FQ vai pedir, mas sim Economia, Psicologia e BioGeo- uma delas), como a Francisco Gentil (FQ, BioGeo, Geografia) e a Resende, pedem de secundário e provas...um mínimo de 9.5!!!

VERGONHOSO, TENHO DITO!!!

Anónimo disse...

Tens razão Clara

Pois, porque caso não saibam, os alunos das reformas antigas podem entrar na faculdade com as "vagas da nova", com Biologia de um ano, Química sem Física de um ano, Psicologia deles, com todos os benefícios e com os exames facilitados para despachar o maior número de pessoas "penduradas"...

Pior: para o ano, os sistema muda TODO outra vez...caso se forme para o ano a ESEL...

Uma das medidas é: não há psicologia para ninguém como prova de ingresso
Como querem melhorar a profissão, se o problema (e ninguém quer ligar), começa num deficiente sistema de ensino secundário?!

Anónimo disse...

A Clara escreveu:
"Isto poderá dificultar as negociações para a formação da ESEL".
Então você é aluna da MFR e pensa que ainda há negociações para a ESEL? Os estatutos já foram publicados e já houve eleições para os órgãos de gestão. Ninguém vos contou?

Anónimo disse...

Está tudo tratado!
Já houve eleições para os orgãos de gestão e tudo!Sim, claro, só falta uma coisa: uma data de arranque...pois, porque os estatutos já estão prontos à muito tempo, e os actuais concorrentes ao ensino superior cada vez mais se dispersam nas escolhas para Lisboa!
Existe um plano de escolhas para as escolas de enfermagem no ano 2007/2008 para Lisboa...e cada escola pede a sua!
Então? Datas?
É verdade, não estou inteiramente dentro da discussão da ESEL, o que demonstra tb a falta de informação vinculada pelos orgãos de administração.
Sei que se a MFR não tiver uma média superior a 12 (não sei se alcançará SEQUER o 12 em contingente geral), vou ficar devera triste...e desanimada! Que irão pensar de nós? uma escola publica com a média muito mais baixa que muitas privadas?
E ainda faltam as tão aclamadas obras...necessárias e prometidas em todas as escolas, antes da sua formação não teórica: PRÁTICA!!

Vamos a ver...no que isto vai tudo dar...

Anónimo disse...

Infelizmente ainda existe muita gente que acha que um canudo em enfermagem é emprego garantido e que os enfermeiros ganham muito bem.

Daí que apareceu uma nova moda e toda a gente quer ir para enfermagem.


Eu penso que aqueles jovens que vão para enfermagem por vocação devem ser apoiados.A enfermagem é muito mais que um mero curso superior.

Anónimo disse...

A enfermagem também é um dos cursos preferidos pelos "maiores de 23(ADhoc)".Só para o S.joão tentaram entrar 72 pessoas nestas condições.

Alguns têm emprego garantido na função pública e se tirarem este curso pensam que vão ganhar mais dinheiro.Porque conseguem arranjar um lugar como enfermeiros...


No ano passado entraram jovens sem o ensino secundário em enfermagem.

Este ano parece que as regras do jogo mudaram, e podem concorrer pessoas licenciadas e pessoas com o ensino secundário completo mas que não fizeram as provas de ingresso ao ensino superior.

Anónimo disse...

Sim, este ano, os alunos podem "congelar" a média passada, e entrar com os exames do ano anterior...enquanto que os da nova reforma...educação física conta para média, exames de dois anos, com física e quimica juntas em exame (tal como Biologia e Geologia)...enfim...tudo de mau...

Mas o que se pode esperar das novas regras do jogo, visto que a específica (única) para medicina em Lisboa...é Matemática?
Está tudo uma confusão...Sou enfermeira, o meu filho quer enfermagem, e nunca pensei que ele fosse passar pelo que está a passar desde ja.
Também quer Lisboa, com uma boa média, muito superior aos dos últimos colocados de sempre nos últimos anos, e sabe que não vai entrar.
Porquê? Porque enfermagem seguramente irá chegar perto dos 18 (frustrados de medicina), porque só pedem uma especifica, porque não se entra com psicologia, mas sim com economia, matemática (sim, no porto a especifica é unicamente matematica), porque as antigas reformas podem entrar com o que quiserem...enfim...a enfermagem vai mal...mas a política no nosso país...

Blogger de Saúde disse...

Não entendo também a Matemática como Especifica... Mas as Escolas é que sabem.

Anónimo disse...

Todos falam que estão a escassear os empregos para enfermeiros e está tudo com medo mas ninguem se lembra de dizer ke existem os "gulosos que têm 2 e 3 empregos deixando que outros fiquem sem nenhum, acham isto bem? a vida custa para todos mas se custa para uma pessoa já com trabalho mais custará a quem não tem nenhum