Sendo a principal actividade dos enfermeiros a de prestar cuidados de enfermagem a pessoas sãs ou doentes, de forma a que mantenham, melhorem ou recuperem a sua saúde, ajudando-as a atingir o seu máximo bem-estar físico e psíquico, e a máxima independência nas actividades quotidianas, tão rapidamente quanto possível.
Estes desenvolver competências que os ajudem a contactar quotidianamente com situações físicas e psicológicas de sofrimento e de crise, assim como a lidarem com doentes em situação de doença grave, crónica e em fase terminal.
Estas situações implicam um desgaste físico e psicológico e exigem ao enfermeiro capacidades e conhecimentos diversos, de modo a darem respostas personalizadas a cada doente e a dispensarem a observação, a atenção e o diálogo de que necessitam. Os enfermeiros devem ser, ainda, atentos, observadores e capazes de agir com iniciativa, tomando decisões prontas e denunciando más práticas em Sáude.
Numa altura em que se defende a existencia de Ratios e de níveis de Qualidade. Deixamo-vos alguns testemunhos, em formato de vídeo, onde se retrata a Profissão e as consequências de não se trabalhar com os Ratios .
Nursing, it's more than a job
Nursing Shortage in Ontario
Nursing Shortage in Ontario
7 comentários:
Gostei muito de ambos os videos...
Parabéns aos dois. continuem com o bom trabalho e com a boa imagem que passam do ser enfermeiro.
Também fazem parte dos blog milagre de vida e saude infantil?
Obrigada pelo comentário. Relativamente aos blog milagre de vida e saúde infantil somos apenas colaboradores.
O mérito do sucesso destas iniciativas deve-se sobretudo ao excelente trabalho da equipa de enfermagem e multidisciplinar do Centro de saude de Santa Maria da Feira. São um bom exemplo de preserverança, capacidade de trabalho, organização e gestão dos serviços de saude, especialmente das potencialiadade da Enfermagem no ambito dos cuidados de saude primários.
Faço minhas as palavras da Vera. Mais uma vez obrigado pelo comentário, pois muitas vezes são pequenos incentivos que nos estimulam a continuar.
Realmente a profissão de enfermagem é muito mais que fazer e executar técnicas é ser aquele que está presente desde o nascer ao morrer ao serviço da humanidade, na alegria como também na angustia e na dor,
O ser enfermeiro requer.
Além de alguns anos de aprendisagem nas escolas e universidades. também concentração, conciência colectiva, trabalho de equipa e Muito Amor "não á camisola ".
Mas para cuidar.
è verdade que ninguém, só mesmo os que estão por lá com os olhos bem abertos conseguem compreender o que é SER ENFERMEIRO.
Fisicamente desgastante psicológicamente muitas vezes devastador não muito reconhecido.
Parabéns ao Sérgio e á Vera, e que continuem sempre e cada vez mais fortes.
E porque não dignificar imagem dos enfermeiros junto da opinião pública como fazem os professores?
ver link:
http://educar.wordpress.com/2007/10/04/
lapso-freudiano/
Obrigada Sérgio e Vera pela visita ao meu cantinho.
Bom fim-de-semana!
O mundo sem enfermeiros não será nunca possível. Agora... um mundo sem a Profissão de Enfermagem já é outra conversa.
Enviar um comentário