As diferenças entre "Quotas" e "Ratios" Todos sabemos que dotações seguras Salvam Vidas, no entanto para que de facto estas sejam cumpridas é necessário que denunciem situações em que estes ratios não se cumprem . Se não denunciarmos estas situações não haverá solução à vista, e existirá efectivamente, uma baixa de enfermeiros disponíveis à população, tendo como consequência, um aumento dos tempos de espera, uma diminuição nos cuidados prestados e uma estagnação na promoção para a saúde.
Noticia 1 :
"O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses denunciou ontem a existência de profissionais com vínculo precário na sub-região de saúde, e teme despedimentos. Os despedimentos vão acontecer porque o número de quotas que o governo atribuiu às ARS's ficam aquém do número de trabalhadores que hoje já estão a contrato nessas instituições”, explicou (...).“As quotas não chegam para todos esses trabalhadores”, concluiu. (...)no dia em que o Sindicato dos Enfermeiros passou por Évora, no âmbito da ‘Rota da precariedade’, uma acção de sensibilização que visa alertar os utentes para o problema da precariedade contratual no sector.."(fonte : diário XXI)
"O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses - a classe profissional mais afectada, com três mil a trabalharem nas unidades de saúde a contrato - considera a situação "muito preocupante". Guadalupe Simões garante que "a maior parte das instituições recebeu quotas abaixo" e teme pela manutenção dos cuidados de saúde. E lembra que, além dos enfermeiros, existem outros profissionais sem os quais hospitais e centros de saúde não funcionam, (..)."(fonte : D.N.)
Noticia 3 :
"Maria Augusta Sousa, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, acha pouco e estranho por não terem em conta as necessidades efectivas de cada unidade de saúde.. A questão que se coloca é que estamos a falar de números globais e estes números globais implicariam ter a noção exacta se isto tem a ver com a realidade e as necessidades efectivas dos centros de saúde e dos hospitais”(fonte : RR)
Deixamos ainda bibliografia sobre os Ratios. Para acederem Cliquem Aqui.
18 comentários:
Temos que defender os ratios!
Pensar que a Enfermagem está de boa saude e enganar todos os enfermeiros, não acredito que esta senhora bastonária seja a imagem da Enfermagem do futuro.
Não podemos ter como nosso líder alguem que teima em não defenir o acto de enfermagem, alguem que continua a acreditar que é com muitos enfermeiros que se prestam bons cuidados, alguem que aplaude em pé o actual ministro da saúde tornando-se num tipo de d.quixote que vivia num mundo de fantasia tendo como seu aliado(restantes menbros da ordem)o seu sempre fiel sancho pança, alguém que humilha os enfermeiros que ganham centimos e são obrigados a pagar euros a uma ordem, alguem que não percebe que o corporativismo defende e também ataca, alguem que nao se importa de comprar a vacina e deixa-la ser administrada pelo "Ze" da farmacia, alguem que pune o enfermeiro porque trabalha sem condições só porque se esqueceu que a etica é o segundo nome da bastonaria, alguem que é a principal aliada das escolas de enfermagem(aqui o corporativismo ja funciona e o resultado é visivel doa a quem doer), alguem que prefere nao defenir um valor minimo para contratar 1 enfermeiro e punir aqueles que nao cumpram esees requisito, finalizo porque teria ainda mais algumas coisas para dizer mas so queria perguntar a todos os enfermeiros estao satisfeitos com a profissao?
Adoro visitar os blogs de enfermeiros... e ler os comentários.
Arranjo imenso material para chatear minha prima, que tem muito orgulho em ser enfermeira...
Para que deram uma Ordem aos enfermeiros sem lhes dizer para que serve?
Sendo a enfermagem como a profissão que presta cuidados a pessoas, famílias, grupos e comunidades, tomando como ponto de partida as fragilidades do ambiente e os padrões de vida de uma sociedade pós-moderna geradora de concomitantes antagonismos.
E que para se obter ganhos em saúde tem de haver mudanças nos padrões epidemiológicos o que só se consegue com a passagem de uma intervenção centrada no indivíduo e nas suas patologias, para uma intervenção centrada na relação dos clientes com os cenários e com os actores relevantes no seu quotidiano...
O facto de cada instituições ter empregado tendo por base um sistema de "quotas abaixo" dos ratios estipulados; a manutenção dos cuidados de saúde está em risco! Sendo que a contratação de Enfermeiros de acordo com os Ratios aumentará a qualidade e diminuirá o desemprego! Não Concordam ?
Amanha iremos ao Encontro Internacional - Enfermagem e Empreendedorismo, sendo assim até amanha a algumas pessoas amigas!
Citação do am :
"Adoro visitar os blogs de enfermeiros... e ler os comentários."
Ainda bem regresse mais vezes.Quanto ao ultimo e infeliz comentário, talvez o devesse te-lo guardado para si, pois claramente, não sabe do que fala!
Tenho estado a seguir as noticias sobre ratios e desemprego. Como futura enfermeira, espero que existam enfermeiros em numero adequado, para que exista qualidade e quem acabe o curso tenha algum tipo de perspectiva de emprego.
PArece-me também ser esse um dos obsjectivo!?
A Vera foi um pouco dura com alguém que de uma forma jovial e até simpática disse uma grande verdade. A confirma-lo estão os comentários que diariamente aparecem nos blogs dos enfermeiros Recomendo que leiam os estatutos da OE para deixarem de "cuspir para o ar"
Não posso deixar de comentar o escrita do lifepassenger, que fala em mudança, patologias, acções centradas no individuo...já esqueceu o que aprendeu na especialidade, ou será que não aprendeu nada...como diz a miudagem "grande cena meu"
O ministro esta a dar cotas e ponto final. Esperemos que sejam bem aplicadas e rapidamente divulgadas para que os jovens com emprego precário e os desempregados saibam com o que podem contar.
Porque nós amigos continuamos a ter duplo emprego, não é verdade?
A Ordem de certeza que não vai ser só composta pela nossa Bastonária que fez os possiveis para melhorar aquilo que somos.
Haverá certamente outros elementos que terão ideis boas e novas, apresentarão trabalho feito e respostas aos nossos problemas.
Há que apostar na equipa.
A Ordem não é um elemento só, são vários.
Concordo Maria da Luz, afinal de contas a Ordem não é um Homem Só como na Candidatura do Enfermeiro Azevedo quer demonstrar.
Quanto aos Ratios, é preciso defende-los, exigi-los, afinal como ambos os Sindicatos e a ORdem Dizem não estamos a cumprir os ratios nacionais. Meditem nisto!
Abraço a todos
Alexandre Tavares
Estou completamente de acordo consigo Maria da Luz... sem dúvida que a ordem não é só por si o bastonário e os elementos que a constituem... sem dúvida que devemos louvar o seu trabalho e dedicação, afinal são os representantes da NOSSA CLASSE- OS ENFERMEIROS! Por isso, independentemente da lista com que nos possamos identificar, o que é verdadeiramente importante é que todos participemos, que todos sejamos mais activos em contexto real, efectivamente interventivos e assertivos nas nossas intervenções, pois só assim conseguiremos mudar, e porventura evoluir!
Paulo Coelho refere num dos seus livros que devemos escolher as verdadeiras e importantes batalhas nas nossas vidas em detrimento de outras menos importantes, de forma a podermos investir toda a nossa atenção e dedicação no que realmente é importante para cada um de nós, evitando desperdiçar energias em "batalhas menos significativas". Assim espero que esta seja uma boa batalha para todos nós, que somos profissionais de enfermagem, que somos a ordem dos enfermeiros - que possamos dirigir a nossa atenção numa boa batalha, que muitas vezes vale mais pelo seu desenvolvimento do que o resultado em si. Reparem que esta é a minha opinião.
Relativamente ao comentário "mais duro/ forte" que referi, não quis de todo ofender o seu autor mas, efectivamente, ler os blogs "só para chatear alguém que tem muito orgulho em ser enfermeiro" não me parece uma atitude muito feliz! E mais uma vez trata-se da minha opinião.
Agradeço a todos os comentários efectuados e as visitas ao nosso blog.
Srª Enfª Maria da Luz
A minha prima é uma mulher muito interessante, que vive para a Enfermagem (repare que até escrevi com letra maíuscula) há mais de trinta anos. Gosto de a chatear (deveria ter escrito "chatear") como bons primos que somos e que cresceram juntos. Garanto-lhe que ela também me chateia com as coisas da minha profissão (por acaso trabalhamos no mesmo serviço).
É verdade, quer queira quer não, que muitas coisas que se escrevem em blogues de enfermeiros envergonham as/os que são como a minha prima. Ouço isso todos os dias.
É verdade, quer queiram quer não, que aqueles (muitos) que reclamam contra a Bastonária e a Ordem, ao fazê-lo como fazem, demonstram que não sabem o que é uma Ordem nem o respeito que devem a quem exerce o cargo de bastonário.
Eu também não gosto do meu Bastonário, não concordo com muitas decisões da minha Ordem. Mas são "meus" - se digo mal deles, digo mal de mim. Felizmente pertenco a uma profissão que não diz mal de si mesma em público.
Peço desculpa pela minha intromissão nos vossos assuntos. Fique descansada que não voltarei cá.
Os meus cumprimentos
por lapso escrevi no comentário atrás "ideis" em vez de ideias.
E como o primo, da prima diz ás vezes fazem-se erros...
Agora deixem-me rir: então qual é a sua tão magnífica profissão que não diz mal de si própria?
Advogado? O meu cunhado é advogado, e é só ouvir o que ele diz. Se nós achamos que enfermagem é uma selva, então esperem até ouvir falar os advogados!
Médico? Antigamente, ainda se resguardavam em público, agora é vê-los falar em plena enfermaria mal uns dos outros, mesmo em frente a doentes e tudo...
Engenheiro? Ó meu amigo, esses até se esfolam usns aos outros....
Diga lá, qual é a sua preciosa e tão bem vista profissão?
Não é preciso ser muito esperto para saber qual é, certamente que é aqueles que " mesmo em frente a doentes e tudo..." , mas que em publico são uma força e têm mais que fazer que andar por aí a escrever mal dos colegas como fazem os enfermeiros, provavelmente enfermeiros frustrados, pois o que queriam ser mesmo, era médico!
Para que não haja enganos eu não sou ("mesmo em frente...")
Apenas me apeteceu responder.
Am, concordo consigo quando diz que os profissionais não tem noção que ao falarem mal da sua Bastonário estão a falar mal de si, uma vez que é esta que representa a classe a que o respectivo profissional pertence.
Efectivamente é um facto que muitos Enfermeiros ainda não se consciencializaram da verdadeira importância da sua Ordem, dos elementos que a componham , da sua Bastonário... Mas também é uma realidade que cada vez mais se observam Enfermeiros envolvidos nas iniciativas da Ordem, demonstrando um verdadeiro interesse e investimento na mudança e evolução profissional.
Como Enfermeira que sou, somente há 6 anos que exerço esta profissão da qual muito me orgulho. Tenho uma boa relação profissional com a equipa multidisciplinar na unidade em que trabalho.
acredito cada vez menos na máxima do Enfermeiro frustrado que não conseguiu cursar medicina, uma vez que sendo profissões que se complementam e que "trabalham"/ têm o mesmo fim- o bem estar do utente- em muito diferem no seu campo de acção.
o que é realmente importante é que os profissionais respeitem o seu trabalho e o trabalho da restante equipa a que pertence.
espero que este blogue seja sempre um espaço de debate e construção de ideias não só da Enfermagem porque é efectivamente a nossa profissão mas de outros temas da actualidade em geral porque antes de sermos Enfermeiros, Médicos, Engenheiros, Professores somos pessoas pertencentes a uma sociedade.
Boa noite a todos
Parabéns Vera, é muito bom ler o que escreve, porque se percebe que apesar de jovem sabe o que quer, mas isso não significa "não ter escrúpulos" "não olhar a meios" para atingir os seus objectivos, tem valores e respeita-os.
É muito triste ler alguns dos comentários deixados aqui. Claro que eu sei o que é ser jovem; aquela inquietude, vontade de contestar, de mudar o mundo, mas assim não! Escondidos por um "anónimo" ou por um "pseudónimo", insultando tudo e todos só pode ser alguém que não se respeita a si mesmo, por isso, como pode respeitar os outros?
A quem interesse, eu só conheço a Vera pela foto do blog.
E sobre a OE creio que para lavar roupa suja havera locais mais apropriados para o fazer. É a minha opinião, se me permitem(e garanto que não volto a intervir)
"Ao longe, lá no brilho do sol, estão as minhas mais sublimes aspirações. Posso não alcançá-las, mas consigo olhar para o alto e ver a sua beleza, acreditar nelas, e tentar seguir por onde elas me guiam."
Louisa May Alcott
Li tudo com atenção...a luta é feroz, mas a vida é luta, outros preferem criticar, sem mover uma palha, não vá a coisa correr para o torto, mas depois,... aparecem sempre tentando colher os louros...
jm
Enviar um comentário