24 novembro 2007

"Dívidas dos hospitais-empresa subiram 132%"

"As dívidas dos hospitais transformados em entidades públicas empresariais mais do que duplicaram nos últimos dois anos e meio. Segundo um relatório do sector, a que a agência Lusa teve acesso, o prazo médio de pagamento é superior a um ano, havendo, mesmo, um hospital que demora mais de três anos a pagar as contas.

O relatório, datado de Setembro, mostra que desde a posse do actual Governo, em Março de 2005, a dívida dos hospitais com gestão empresarial passou de 256,7 para 597,3 milhões de euros.

Ou seja, a dívida dos hospitais com gestão empresarial subiu 132 por cento. Analisando cada hospital, em termos de dívida global, o pior pagador é o centro hospitalar Lisboa central, que engloba o hospital dos capuchos, São José, Santa Marta e Estefânia. "

Ora, analisando esses hospitais (os maiores do país) como SPA, o saldo acumulado do SNS agrava-se para 821 milhões negativos, contra 615 milhões se forem vistos como EPE. "O facto de essas entidades deixarem de integrar o SPA desagrava o saldo financeiro acumulado", dado que as receitas e despesas dessas unidades deixam de constar da situação financeira consolidada.(Fontes da Noticia: JN e TVI )
E Esta Hein? Será que a passagem para EPE, ou o fim dos Hospitais Públicos terá um fim positivo?

1 comentário:

Nuno Costa disse...

Se são empresas, como se diz, e se as dívidas subiram, reflecte a má gestão... neste país muito pouco se safa da má gestão, e o maior exemplo de má gestão é o governo! Enfim...é preciso mudar muita coisa!

Abraço