11 dezembro 2007

Dez mil morrem devido a infecções hospitalares

Profissionais de saúde são as principais vítimas...

"A Direcção-Geral da Saúde estima que 25% dos pacientes já dão entrada nas unidades de saúde infectados. As infecções mais frequentes são as respiratórias, urinárias e cirúrgicas. Para controlar a situação, esta entidade criou em Junho o Programa Nacional de Prevenção e Controlo das Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde.

Os enfermeiros são as primeiras vítimas das doenças adquiridas em hospitais. Cerca de trinta por cento dos trabalhadores dos hospitais são infectados pela variante B ou C da hepatite.Em Espanha estima-se que cerca de mil profissionais das unidades de saúde se expõem ao risco da picada acidental com agulhas enquanto desempenham funções de rotina de limpeza e manutenção do material.

ENFERMEIROS NA FRENTE

Os enfermeiros são as primeiras vítimas das doenças adquiridas nos hospitais. Guadalupe Simões, secretária-geral do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, indica que as maiores incidências são picadas com seringas, recordando o perigo que constituem os doentes infectados com o vírus da sida e tuberculose. A sindicalista é uma defensora das regras recentemente impostas no sistema de saúde britânico, que proíbe o uso de acessórios como gravatas, brincos ou relógios e salienta que há hospitais sem serviços de limpeza permanente, com falta de auxiliares de enfermagem, de lavatórios e de desinfectantes. " (Fonte : Correio da Manha)

Pessoalmente também defendo que não deverá ser usado nenhum dos acessórios em cima referidos. Deveriam ainda existir fardas (e local para lavagem destas) para uso de todos os profissionais para que não se verifiquem situações onde se usa bata por cima da roupa de trazer no dia a dia , exemplo este onde grande parte dos médicos se encontram.

Outro aspecto que permite estes números da infecção Hospitalar é a inexistência de um Serviço de Saúde Ocupacional Funcionante. Nos vossos serviços existe? Comentem...

4 comentários:

Anónimo disse...

Eu voto D.

Concordo com a guadalupe!

mjf disse...

Olá :0)
Eu trabalho na Saúde, mas não sou enfermeira.
No Hospital onde trabalho, há saúde ocupacional
Até breve ... se me for permitido
Obrigada

Doutor Enfermeiro disse...

Ex.mo colega,
já me tinham comunicado a referência aos blogs no "Jornal de Enfermagem", de qualquer forma apreciei o seu gesto.
Devo-lhe dizer que apesar de estarmos em lados "opostos" no que toca ao apoio eleitoral, não implica outra consequência que não essa em si mesmo: apenas uma divergência opinativa.
De qualquer modo, as divergências são salutares. Trazem o equilíbrio ao "universo".
Apelo também o meu voto a todos. Eu pessoalmente faço questão de o fazer presencialmente, ou seja, nas urnas.
No entanto, parece-me a mim que, seja qual for o "escolhido", a EnfermAgem já ganhou. Todo o debate que se gerou em torno das questões relativas à profissão e melhoria da mediatização pela comunicação social, já é um ganho adquirido.
Bom trabalho.
Um abraço cordial.

Anónimo disse...

gosto de ler os dois blogs, parabéns