Para os indecisos, para os menos informados, para quem não concorda com esta linha de pensamento deixo o seguinte Vídeo, onde se debate a Formação em Enfermagem, Excesso de Escolas, limitações na formação e mais uma vez explica a necessidade da Implementação do Modelo de Desenvolvimento Profissional que já foi aprovado em Assembleia e necessita de ser implementado.
Porque acredito que a REGULAÇÃO da nossa profissão só será conseguida tendo por base uma equipa sólida, coesa e a continuidade é a única solução (a meu ver)!
Apelo a todos os Enfermeiros que votem. Façam-no em massa pois precisamos de dar ao governo e aos Órgãos de Comunicação Social uma imagem de Força, que só se conseguirá tendo um número expressivo nas urnas.
Independentemente de quem ganhe, eu espero trabalho, mudança, mas mudança alicerçada no que já está construído, mudança que terá que passar pela continuidade deste Projecto que é o Modelo de Desenvolvimento Profissional. Aos colegas que desconhecem o que seja comentem aqui, tentarei explicar-vos ou irei enviar-vos se o quiserem o documento.
Por ultimo volto a apelar ao voto. VOTEM...
Deixo (defendendo as minha convicções) um vídeo onde a Enfermeira Maria Augusta de Sousa deixa a visão para o ensino e formação dos Enfermeiros.
Url: http://www.youtube.com/watch?v=c4tCWSPb6bM
35 comentários:
Sérgio e Vera já sabem que contam comigo. Terão que me ouvir depois nos proximos 4 anos !
Abraços
Ó colega, vê-se bem que integra uma das listas.... o desespero é grande!
Caro Colega Gv, não coloquei o texto anterior pedindo o voto na Lista D ( da qual faço parte sendo candidato a vogal do C.D.), como pode ler.
Apelo sim ao Voto, a todos os Enfermeiros; votem. Caso se obtenha uma votação expressiva teremos um sinal força,de preocupação, para o próximo mandato.
Considero sim como sendo um apelo à não vitoria da abstenção!Não sei o que quer dizer com desespero, estou tranquilo.
Cumprimentos
Desculpe colega, mas espera que acreditemos no Pai Natal?
Osa últimos 4 anos foram os piores da história recente da enfermagem, muito por culpa dos actuais órgãos sociais.
E pede para votarmos na continuidade? Deve estar a gozar (literalmente) com a cara de milhares e milhares de enfermeiros. Acha que alguém acredita e dá a confiança do voto a alguém ARRUINOU a profissão, e promete deitar abaixo o que resta dela?
Colega, seja coerente consigo próprio, só talvez os desinformados é votarão nela, os restantes têm os olhos bem abertos, e votam em TODOS menos a enfermeira maria augusta.
Sei que o colega concorre à secção do norte. Aí, temos o enfermeiro germano que oferece uma opção bem competente, rigorosa e realista.
Sim, porque de utopias malucas e descabidas já estamos nós FARTOS!!!!
Identifico-me com o último comentário! A senhora põe a casa nas ruínas e agora quer o voto... outra vez?????
Força lifepassenger!!!
Temos de dar o último fôlego à campanha e ajudar a enfermeira M. Augusta.Temos de continuar a desmascarar os argumentos de quem só quer destruir e ganhar protagonismo pessoal nos outros blogues.O único projecto verdadeiramente nacional é o da enfermeira Augusta - veja-se que as outras lista nem sequer têm capacidade de concorrer a todos os orgãos!!!
Eu voto D
Obrigado pelo seu contributo para a enfermagem, agradeço enquanto enfermeiro
Vai ser um aleição complicada.
Esta eleição não tem nada de complicado. Será apenas uma manifestação de indignação pela inércia da SRN durante todos estes anos! Como a manifestarei ? Votando na lista A.
Trata-se apenas de punir quem nada fez e dar a oportunidade a quem se dispõe a fazer. Simples não ?
Não deixarei a abstenção dar a continuidade pretendida a um projecto demagógico, esgotado como o da lista D. Devo dizer que muito me entristece ver o autor de um blog como este envolvido. Mas enfim...errar é humano. Se o Sérgio e Vera estivessem com a lista A isso seria ouro sobre azul mas na impossibilidade..., não votarei numa lista como a D em que pessoas jovens como eles serão reféns de velhas raposas e múltiplos interesses, por muito que queiram fazer (e acredito que querem).
Lamento dizer isto mas como o Sérgio bem sabe é a crua realidade.
Quanto ao Enfº Azevedo.... como ele bem gostaria ter o apoio da Lista A...
Obrigado caro colega pela sua opinião, seja bem vindo!
No entanto não me revejo minimamente no comentário anterior.
"em que pessoas jovens como eles serão reféns de velhas raposas e múltiplos interesses, por muito que queiram fazer.."
Tudo o que fazemos na vida vem de decisões, essa mesmo que tornam a vida muito mais interessante. Por isso por vezes existem diferenças de opinião, certo? O facto de haverem mais listas a concorrer como referi apenas trará mais legitimidade a quem ganhar! Por isso apelo ao voto!
Não concordo quando diz que ficarei refem de velhas raposas, de quem se refere? Para quem não saiba na Secção REgional Norte cerca de 69% dos elementos são novos (isto quer dizer que estão lá pela primeira vez, como é o meu caso).
Considero-me uma pessoa, honesta aos meus principios e ideias, o que até à data só me tem trazido boas surpresas.
Pelo que convivi, pelo que ouvi e participei, não acho que ajam "velhas raposas", existem sim algumas pessoas com mais experiencia e que tal como no meu Serviço o faço, respeito ouço e depois transmito a minha a minha opinião, mesmo quando não é concordante com a minha!
Não gosto, porem que coloquem palavras na minha Boca. Se o colega já tem ideias formadas como "é a verdade nua crua", assumas-as como tal (ou seja só suas), eu não acho que assim seja, por isso faço parte da Lista D, por isso participo.
E como refiro irei votar D
Vejo com alguma tristeza, porém que em Gaia, alguns colegas da LISTA A tenham retirado os Posters e material de informação da Lista D.
Isto não é democratico, fica-nos mal! Tenho mais vergonha, quando ligo e\ou falo com colegas da lista A sobre este assunto me digam que "no amor e na guerra vale tudo"... Abstenho-me de comentários!
Quanto ao saber se a Lista A apoia ou não o Enfermeiro Azevedo, sinceramente sei que isto parece-me ser uma realidade, senão veja-se os colegas que fazem parte da lista...
Da lista A , curiosamente, Não Vi nehum dos colegas nas reuniões da Ordem, nem nas Assembleias gerais, isto também se paga, colegas , a ausência, a falta de informação sobre alguns dos assuntos...
Mais importante que campanhas de Rádio, ou jornais, para mim é o dialogo com as pessoas, onde somos questionados, sobre o que pensamos e o que queremos.
Cumprimentos a todos.
Tenho pena que assim seja. Força e estou certo que vão levar enfermagem a bom porto.
O candidato a Bastonário José Azevedo faz relativamente a colegas que não têm nada, directamente, com assunto!!!
Na verdade quando o este Enfermeiro e os seus seguidores (secção norte e sul)fazem determinado tipo de acusações ou de insinuações relativamente a dirigentes sindicais como aconteceu em Trás-os-Montes aí sim, parece-me uma actuação em desespero de causa, ataque de meninos birrentos, etc.
Felizmente e como não podia deixar de ser, a situação não beliscou a dignidade e a elevação da colega referenciada, tão pouco a da organização a que pertence porque como devem calcular, apesar de sermos muitos, todos conhecem quem é quem e quem fez ou faz o quê pela enfermagem.
Não é isso que se espera de um candidato e muito menos de um que pretende ser bastonário.
Espero que as eleições sejam também um momento de elevação da enfermagem agora de licenciados, mestres e doutores.
O Sr Enf. Azevedo candidato a Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, apresenta-se como a solução para os males da classe, mas antes deveria justificar-se perante os seus pares de profissão o que andou a fazer durante mais de 2 décadas com edifício que o governo PSD lhe entregou nas mãos através da Associação São João de Deus, para a edificação da Casa do Enfermeiro. Perante o abandono e falta de iniciativa, este imóvel classificado pelo IPPAR, está em vistas de ser entregue a fins mais proveitosos como a construção do Centro de Reabilitação do Norte. Ficando assim, em mãos mais responsáveis que as do Sr. Enf. José Azevedo.
Queria ver responderem a isto!
Quanto aos colegas da lista A De onde vem tanto dinheiro, para as eleições, virá da Gasim?
Sérgio e Vera Parabéns aparecem no jornal de enfermagem. Vejam o link: http://www.sinaisvitais.pt/images/stories/jornal/je107.pdf
Sérgio e Vera Parabéns aparecem no jornal de enfermagem. Vejam o link: http://www.sinaisvitais.pt/images/stories/jornal/je107.pdf
Caro colega Vizela.
Pena que essa atenção financeira não seja recíproca para a Lista D, porque porventura estamos todos a pagar a campanha eleitoral desta última.
Se quer tanto saber, o financiamento da lista A foi feito À CUSTA DE UM FUNDO CRIADO DO BOLSO DE TODOS OS INTEGRANTES DA LISTA. Se tiver dignidade para tal, pergunte a qualquer um dos integrantes.
Só demonstra a integridade dos mesmos, que se dispuseram a "pagar" para mudar. Continue a atacar a imagem da lista A com essa mesquinhez e falsas ligações a candidatos a Bastonário (fique a saber que na lista A, o espírito é suficientemente democrático para coexistirem várias opiniões). Só está a fortalecer a mesma. Como diz o autor do blog, VOTE. Independentemente do teor do voto. Contribuirá mais para a sua profissão do que a fazer essas infantilidades.
Pelo que sei a Ordem deu Dinheiro a todas as listas. É correcto, Sergio e vera, esclareçam-me por favor.
Parabéns pela citação no jornal de enfermagem
Então ela diz que em Portugal há 44 escolas para 10 milhões e que isso é mais que 400 escolas para 42 milhões?
E se ensinassem a Srª Bastonária a fazer contas?
Ainda bem que juntaram as escolas... deviam fechar todas as que têm menos de 500 alunos. Isso não é Escola Superior - é escolhinha. Há infantários com mais alunos que algumas escolas de enfermagem... depois dizem que há muitas! Pudera!
Caro Enfº Sérgio Sousa & CA.
Devo começar por dizer que não sou propriamente simpatizante do Enfº Azevedo e do discurso que ele simboliza. Muito menos da actual Bastonária que qual Branca de Neve, parece nas últimas semanas ter despertado de um longo sono (caso para questionar quem foi o príncipe encantado que a beijou).
Pesadas as candidaturas penso que votarei no Enfº Folgado à falta de melhores alternativas. A objectividade dos militares sempre me causou simpatia.
Permita-me ainda felicitá-lo pela dinâmica do blog e racionalidade dos assuntos que aborda.
Decidi contudo postar estas linhas porque penso que de alguma forma, o Enfº Sérgio está a abandonar essa mesma objectividade em prol de interesses corporativistas e isso de certa forma entristece-me. Não é que, obviamente, isso lhe importe mas faço alguns reparos :
Em relação à presença nas AG's e reuniões, caro Enfº Sérgio, está somente a dar razão à lista A no último post que lançaram no seu blog de candidatura intitulado
" Campanha eleitora da Lista D na SRN :infâmia ou desespero de causa".
Na verdade, se a candidatura a qualquer cargo constituisse um privilégio de apenas quem participa nas AG´s e reuniões, estaríamos perante uma pseudo-elitização do sistema ou acha que quem nelas participa é mais do que aqueles que por múltiplos motivos não o fizeram? Depois (e perdoe a frontalidade que me caracteriza) caro Sérgio, deixe-se de balelas...! " Cut the bullshit" como dizem os americanos ! O sr. como tantos outros (eu incluído), apenas participou naquelas AG´s porque viu a possibilidade da sua própria especialidade, aquela em que tanto investiu (como muitos outros), poder ser posta em causa pela actual OE. Isso é perfeitamente lícito mas não faça do facto um "passaporte" para se sentir com mais direito que os outros,a candidatar-se ou falar melhor ou pior de certos assuntos. Se a adesão às AG's não é maior, a OE deveria retirar daí as suas próprias conclusões. Bem como a SRN que teima em permanecer de portas fechadas àqueles que deveriam ser os seus integrantes ou seja, todos os enfermeiros.
Seguidamente, acho lógico que se condene o facto de arrancarem cartazes, mas eu presenciei actos de perfeito insulto gratuito durante a campanha dos seus pares contra a Lista A. Já vice versa estes últimos no meu serviço não fizeram uma única referência à Lista D, C, Y, Z ou W. Essa atitude vai-lhes valer o meu voto.
Apesar de muita gente poder associar a mesma candidatura ao Enfº Azevedo, o que é facto é que conhecendo-o como todos nós conhecemos,ele nunca iria tolerar que uma lista por ele apoiada afirmasse oficialmente a sua isenção. Por isso acredito que não sejam filiados ao referido Enfº.
Elogio por último o seu apelo ao voto. Tal como o Sr., eu também acredito que a abstenção dos enfermeiros é o pior inimigo inclusive da legitimidade da vitória de cada lista.
Boa sorte para dia 13.
Apesar de não contar com o meu voto, unicamente pela sua associação à actual Bastonária, tem a minha admiração pela dedicação ao blog e à profissão.
Ps : até achei uma certa piada aquela das "velhas raposas"...
Vamos lá, a vida sem sentido de humor não vale muito...!
Vejam bem o que representa a lista D:
"Hospital Santa Maria - A recepção
Sem surpresa, o Enfermeiro Azevedo e todos os elementos da Lista C foram hoje profundamente mal recebidos no Hospital de Santa Maria por alguns elementos da Direcção de Enfermagem, particularmente a Enfermeira Directora Maria Purificação Gandra. Ao contrário dos milhares de enfermeiros que, mesmo a trabalhar, souberam nos serviços receber atenciosamente José Correia de Azevedo e todos quantos foram com ele.
Depois de terem recebido com todas as honras a lista da candidata Maria Augusta de Sousa, durante um espetáculo que decorreu curiosamente (mais uma curiosidade destas eleições) até ás 14h (hora em que estava marcado o início da apresentação da lista da candidatura de José Correia de Azevedo) na principal sala/auditório de Santa Maria, a Directora do Hospital de Santa Maria ignorou toda a Lista C e o candidato José Correia de Azevedo, enviando propositadamente o próprio, e todos quantos o acompanhavam, para uma sala profundamente escondida de Santa Maria, não tendo tido o cuidado de informar os seus enfermeiros como lhe competia nem sequer a delicadeza de os receber. Para esta Enfermeira Directora, uns Enfermeiros são primos, outros claramente enteados. Purificação Gandra não merece ser Directora de uma instituição como o grande Hospital de Santa Maria. Devia ter vergonha do que fez hoje.
Mais grave: a própria Maria da Purificação Gandra ligou durante a manhã de hoje, via telefone, para José Correia de Azevedo alterando o horário previsto, das 14h para as 15h tendo este, delicadamente, aceite essa alteração.
No entanto, e propositadamente, não teve o cuidado de avisar os seus Enfermeiros, como se empunha a uma pessoa com a responsabilidade que deveria ter e não tem, empurrando o candidato e todos quantos o acompanhavam para uma sala completamente vazia. Tudo isto deliberado e intencional. Nunca até hoje se viu algo semelhante na Enfermagem Portuguesa.
Mas descanse senhora enfermeira Directora. Não se esquecerá esse seu gesto e e alguns elementos a si ligados. Conhecem-se todos. Tenha vergonha do que hoje fez dado que em mais nenhum local do país se verificou este comportamento vergonhoso e inaceitável. A senhora enfermeira não é a dona dos Enfermeiros do Hospital de Santa Maria mesmo que se comporte como tal.
Mesmo nos locais onde se sabe que não são apoiantes da Lista C nunca nenhum Enfermeiro pertencente à Lista C foi assim recebido.
Chegámos ao ponto em que, para alguns, todos os comportamentos são aceitáveis desde que no final se ganhe."
In http://www.o-enfermeiro.blogspot.com/
Caro Navarra, tanto ódio reservado. Olhe que no meu serviço os seus colegas da lista A perguntaram-me se eu era inteligente o suficiente para Mudar! Quando questionados sobre o prgrama, nada disseram...
E esta Hein?
Gostei caso o Enfermeiro Azevedo e a lista A ganhe vir~~ao as represálias!!!
Tenha Dó .
Eu voto E.
Caro Mário
Não tenho colegas na lista A tal como quer dar a entender. Insinuações são para os fracos e cobardes. Aliás digo-lhe que dessa lista apenas conheço pessoalmente a Prof. Drª Olga Fernandes da Escola S. João de quem tenho óptimas recordações pela sua conduta como pessoa e pedagoga. Ódio é um sentimento que não consta do meu dia-a-dia.
Represálias ? Quais ? Acorde para o mundo caro colega.
cara Manuela apesar de não pertencer a qualquer lista e somente, tal como qualquer enfermeiro, ter a minha opinião sobre as listas em geral e decisão de voto sobre uma delas, que como co- autora deste blog, é do conhecimento geral. Neste sentido posso afirmar que efectivamente a actual OE destribuíu EQUITATIVAMENTE um fundo para a campanha a todas as listas a concurso, cujo valor desconheço. Naturalmente esse fundo poderá não ter sido suficiente e os proprios elementos das respectivas listas terem necessidade de contribuir a título individual. Sei que este facto aconteceu com a lista D, portanto é provavel que tenha acontecido também com as restantes listas. Obrigada pela participação.
Tanta discussão inutil e sem sentido, escrevem imenso mas espremido não sai nada, só conversa, Pensemos bem: a enf MAS tem vario sprojectos e pelo meu voto vai continuar a ter eu voto D. acredito nela e na equipa que tem, a lista D é uma lista de coesão nacional, colegas acordem, acham que a lista A vai fazer alguma coisa pela enfermagem? vai aproveitar-se do queja fi feito e assumir como deles, Os deuses devem estar loucos com tanto disparate que se diz. EU VOTO D, colega sergio conte comigo
Engraçado a lista A fala de desespero, mas são eles que mais insultam e tiram cartazes.
Porque não me revejo nas outras listas, Sérgio e Vera Contem com o meu Voto.
Caro colega, mais uma vez bem vindo à discussão. Li o vosso texto que enviaram para os e-mails, embora se tenham esquecido do meu.
Da minha parte Nunca insultei ninguém e acho que será muito difícil que o uso ao insulto tenha sido cometido por elementos da Lista D, nesta Eleição. Nunca soube qual seria essa Infâmia que esta lista vos acometeu.
Gosto de factos e ao quase a terminar a campanha noto pouco se debateu. Acredite que considero todas as propostas exequíveis e válidas, até que se prove que não podem ser cumpridas ou realizáveis. Assim gostava de ter visto mais debate. Acredite que quando me cruzei com elementos das outras Listas na campanha até propus uma reunião conjunta (debate) nesses locais, mas recusaram. Tenho pena, até porque certamente não serei uma dessas “raposas” que falam e os colegas em questão até eram mais velhos em profissão e em idade.
Quanto ao “bullshit”, como o colega Navarra refere. Bem de facto fui à Assembleia Geral para fazer valer o meu ponto de vista, volto a dizer sozinho nada fiz! Foram vários os colegas que foram à AG e aqui defendi a minha visão para Enfermagem.
Refere ainda “porque viu a possibilidade da sua própria especialidade, aquela em que tanto investiu…” isso é uma não verdade, ou seja uma mentira, sem “bullshit” . Como sabe estamos actualmente inseridos no quadro de Bolonha que refere : “ a existência de um sistema de créditos académicos (ECTS), não apenas transferíveis mas também acumuláveis, independentemente da Instituição de Ensino frequentada e do país de localização da mesma;”, logo qualquer especialidade, ou outro tipo de formação terá logicamente o seu investimento formativo assegurado.
Mais uma vez apelo ao VOTO . Precisamos que todos os Enfermeiros Votem, para que no futuro tenhamos uma Ordem Legitimada e com Força! Apelava também à Cidadania (não removam cartazes de outras listas)
Finalmente um blog de jeito, moderado sem censura e acima de tudo construtivo, sejamos realistas a actual ordem teve uma actuação moderada, muitas vezes deixou muito a desejar, é a verdade... Mas o que também é verdade é que ninguém melhor que a lista D para nos fazer chegar a algum lado, é preciso comunicar com "todos" os enfermeiros é preciso uma pessoa como a Maria Augusta com aquilo que se diz no futebol com carisma... Voto na D claro pela continuidade mas também com esperança de mais empenho por parte deles e muito por causa da proposta de formação em enfermagem votada por eles... Também deixem que vos diga não vale a pena votar noutras listas uma vez que para a minha zona (centro) apenas eles se dignaram encontrar propostas e elementos, é a lista mais abrangente e homogenea e é disso que precisamos mais que tudo homogeneidade e união... Para irmos longe...
Caro J.C. não podia estar de acordo. Aqui no Norte passou-se o mesmo os colegas da outra lista (a) quando questionados, nada sabiam.
Sem dúvida que a lista D é a lista mais homogenea. Enfermermeira Margarida e neste caso, Sérgio contem comigo.
Pensie em votar na mudança ou seja C, voto para Bastonario C , mas a lista D conta com o meu Voto.
A julgar pela competência dos actuais corpos da OE na gestão de um processo eleitoral com as "gaffes" que este tem...ficamos a prever como irão ser os próximos 4 anos caso ganhem. E ainda nos querem fazer acreditar que vão levar avante as demagogias a que se propõem? Não insultem quem se considera inteligente. Pelos vistos não é o caso de quem vota lista D. Continuidade ? Só mesmo para quem ganha proveitos próprios com isso...
Lista D , contem com o meu voto. Não participo em gastos megalomanos em campanhas, como a lista A, onde os colegas não falam no cara a cara e escondem a face.
Porque acredito que é preciso uma equipa coesa para conseguir fazer algo, voto em vós.
Eu só não gosto de uma coisa nestes debates, são aqueles cobardes que se escondem atrás do anonimato para serem mal educados e pouco compreensivos com a opinião dos outros e já percebi que quem vota c é na sua maioria assim, donos da razão e agressivos com os outros... Ainda bem que, como disse o cobarde anonimo, não sou intelegente e voto D
Saudações
Chegamos ao momento da eleição daqueles que durante os próximos anos nada vão fazer pela classe de enfermagem.
A qualidade dos candidatos é o espelho da enfermagem actual... pobre... Resultado de um declínio que curiosamente começou com a passagem do curso a licenciatura e com o aparecimento da (des)Ordem.
Permitam-me que vos diga mas a opção que nos pedem para fazer é como escolher entre dois cancros... A escolha não se prende com o melhor candidato mas qual será o mal menor…
O meu apelo é o voto em branco, uma demonstração do descontentamento pelos caminhos trilhados e um aviso a quem se seguirá!
Enviar um comentário