A Ordem dos Médicos acusou quarta-feira o Ministério da Saúde de ter pressa em fechar as urgências hospitalares e ser demasiado lento na abertura de novos serviços.
A entidade caracteriza de «criminosa» a substituição do trabalho médico pelo trabalho de enfermagem nas localidades onde vão ser encerradas as urgências hospitalares." (fonte Sol)
Parece-me que as eleições para a Ordem dos Médicos estão a colocar algumas pessoas, nervosas tentando a todo custo angariar votos, um pouco como nas nossas eleições, mas felizmente surge um Ministro com bom senso, que responde de modo assertivo, como pudemos verificar.Sendo certo que estas afirmações teriam resposta que ter resposta deixamos o que foi escrito.
Enfermeiros querem “bom senso” do ministro
A Bastonária da Ordem dos Enfermeiros defende que a reorganização das urgências hospitalares não deve avançar antes de de ser conhecido o impacto da reforma nos Centros de Saúde. Outra questão que preocupa a Bastonária Maria Augusta Sousa é a
assistência pré-hospitalar: “Hoje , no pré-hospitalar – e isto parece um absurdo, mas é uma realidade – é possível ter um enfermeiro a conduzir um carro e ter um tripulante sem qualificações a prestar os cuidados dentro da ambulância”.(Fonte Rádio Renascença)
Para os menos informados deixamos as definições que se seguem em baixo : (Fonte :Governo- Ministerio da Saúde) :
- "As viaturas de emergência básica, tripuladas por enfermeiros, são ambulâncias de socorro, destinadas à estabilização e transporte de doentes que necessitem de assistência logo desde o encontro e durante o transporte. Tripulação treinada e equipamento adequado permitem a aplicação de medidas de Suporte Básico de Vida (SBV). Do equipamento faz parte material de avaliação e estabilização, de trauma e de doença súbita."
- As ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) têm uma tripulação constituída por um enfermeiro e um técnico de ambulância de emergência. Trata-se de uma ambulância de socorro, acrescida de um monitor-desfibrilhador e possibilidade de administração, sob controlo e orientação médica à distância, de fármacos necessários para ocorrer a situações de analgesia e trombólise. O equipamento das SIV permite a transmissão do electrocardiograma e sinais vitais. Esta ambulância está também equipada com material vídeo e áudio para contacto directo e permanente com os médicos dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes
Por fim e abrindo lugar aos comentadores cito , Hooker , Richard
"As mudanças nunca ocorrem sem inconvenientes, até mesmo do pior para o melhor ."
"As mudanças nunca ocorrem sem inconvenientes, até mesmo do pior para o melhor ."
7 comentários:
Nem todos os médicos pensam assim, acreditem.
Boa sorte, para as vossas eleições e espero que este clima de constante inquietação se mantenha quer na minha Ordem quer na vossa. A Saúde precisa.
Abraços aos dois.
Caro colega gestor desta página, no site da OE, nomeadamente na resenha de imprensa de dia 6/12/07, encontra-se a reacção da Ordem dos Enfermeiros à posição da Ordem dos Médicos sobre os enfermeiros no SIV, na pessoa do Enf. Jacinto Oliveira (Vice-Presidente da OE e recandidato)à Antena 1.Caso queira linkar aqui fica a informação
Diz que até não é um mau blog, para este blog.
http://enfermariadecampanha.blogspot.com
Abraço
Diz que até não é um mau blog, para este blog.
http://enfermagemnaoso.blogspot.com/
Abraço
A Lista A anda a gastar muito dinheiro na campanha! De onde vem o dinheiro?
Diz que até nem é um mau blog, para este blog! Beijinhos
Caro colega anti lista A.
Pena que essa atenção não seja recíproca para a Lista D, porque porventura estamos todos a pagar a campanha eleitoral desta última.
Se quer tanto saber, o financiamento da lista A foi feito À CUSTA DE UM FUNDO CRIADO DO BOLSO DE TODOS OS INTEGRANTES DA LISTA. Se tiver dignidade para tal, pergunte a qualquer um dos integrantes.
Só demonstra a integridade dos mesmos, que se dispuseram a "pagar" para mudar. Continue a atacar a imagem da lista A com essa mesquinhez e falsas ligações a candidatos a Bastonário (fique a saber que na lista A, o espírito é suficientemente democrático para coexistirem várias opiniões). Só está a fortalecer a mesma. Como diz o autor do blog, VOTE. Independentemente do teor do voto. Contribuirá mais para a sua profissão do que a fazer essas infantilidades.
Enviar um comentário