
A partir de amanhã (24/04/2007), os utentes poderão usar o número 808 24 24 24 – ao preço de uma chamada local – para esclarecer dúvidas em relação a eventuais sintomas, obter informações gerais sobre saúde pública ou saber qual o centro de saúde mais próximo. Em breve será igualmente possível saber quais são as farmácias de serviço da zona de residência do utente e a Direcção-Geral de Saúde admite que no futuro a linha Saúde 24 possa ser usada para marcação de consultas no Serviço Nacional de Saúde.
O atendimento será feito por mais de 300 profissionais, entre os quais 260 Enfermeiros, num centro de atendimento que funcionará 24 horas por dia, todos os dias do ano, prevendo-se que nos primeiros meses sejam recebidas 700 a 800 chamadas diárias.
Ramiro Martins explicou(...): “A diferença é que, em vez de ser o cidadão a ajuizar por si próprio, tem um aconselhamento que permite qualificar a sua decisão". O serviço da Saúde 24 poderá ser prestado também em inglês e para os utentes com necessidades especiais foi criado um "chat" na Internet que pode ser consultado na página http://www.saude24.pt/.
De acordo com estimativas feitas em 2005 pela Direcção-Geral de Saúde, a linha poderá evitar que mais de 13 mil utentes recorram às urgências hospitalares por mês. O novo centro de atendimento integra também a linha pediátrica Dói Dói Trim Trim e muitas chamadas da Linha de Saúde Pública passarão também a ser encaminhadas para a Saúde 24. (Fonte : Público).
É com Satisfação que observo que esta Linha será constituída em 87% por Enfermeiros, pelo que a todos aqueles que a compõem, envio os Parabéns e continuação de um bom Trabalho.