É durante a gravidez que as mulheres adquirem um maior conhecimento dos seus corpos, visto que durante este processo, atravessam rápidas modificações da silhueta e muitas novas sensações físicas.
Como Profissionais de saúde, constatamos que existe também muitas vezes um aumento no interesse pela saúde, visto as mulheres ou os casais desejam proporcionar o melhor ambiente possível para o crescimento e desenvolvimento intra-uterino do seu futuro filho.
Estas são as circunstâncias fornecem à(ao) Enfermeira(o) de Cuidados Primários uma oportunidade ideal para promover práticas sadias de assistência.
A enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica é o ramo da enfermagem que determina os cuidados a prestar à mulher durante a gravidez e parto, assim como ao recém-nascido durante puerpério.
Quando se fundem estas duas vertentes de Enfermagem (Cuidados Primários e Saúde Materna e Obstétrica), obtém-se Ganhos em Saúde.
Ora o que vimos divulgar é o Trabalho Desenvolvido pelos nossos Colegas do Centro de Saúde Santa Maria da Feira, que inicialmente desenvolveram o Curso de Preparação para o Parto e que progrediram no seu trabalho para um Projecto maior e mais abrangente.
Aproveitamos para deixar aqui Links sobre a Projecção e divulgação deste trabalho:
(Cliquem nas hiperligações em cima, para verem os artigos ou vídeo.)
Esperamos que mais casos de Sucesso sejam do nosso conhecimento.
Comentem e sobretudo Divulguem este e Outros Projectos que trazem Ganhos para a Saúde.
Autores
Enfermeiros Sérgio Sousa e Vera Carvalho
Bibliografia:
- BOBAK, I.; LOWDERMILK, D.; JENSEN, M. Enfermagem na Maternidade. 4ª ed. Loures: Lusociência, 1999. ISBN 972-8383-09-6.
- PORTUGAL, Comissão Nacional de Saúde Materna e infantil. Documentos de trabalho Materno Neo Natal, Junho de 1989.
9 comentários:
Mais um excelente artigo, complementado com bons links. Obrigada pela partilha.Boa semana!
Gostei de ver o vídeo, da Sic. As nossas colegas que falam são todas do Centro de Saúde!? São Especialistas em que área.
Olá! ´
Para responder à Maria, as colegas que aparecem na reportagem da Sic são a Enfª Fátima e a Enfª Vânia e são especialistas em Saúde Materna e Obstétrica.
Obrigado Sérgio e Vera por continuarem a apoiar-nos e a divulgar o nosso trabalho.
Já agora podem acrescentar o link para a reportagem da RTP...
Beijinhos e bom trabalho
Obrigada! Que mais podemos dizer...
O Enf. Sérgio conhece a dinâmica do Centro de Saúde, sabe que o Milagre de Vida deu fruto graças a toda a equipa de profissionais do CS, principalmente dos enfermeiros e do Director Dr. Nunes de Sousa, que sempre nos apoiou incondicionalmente.
Para a Vera e Sérgio desejos das maiores felicidades!
Oi!
Acho muito bem que haja aulas de preparação para o parto e para isso, é preciso que os profissionais de saude estejam preparados.
Fico curiosa quando vejo essa foto do pé na barriga. Será verdadeira ou uma manipulação do pc? lol
Beijos
parabéns pelo trabalho
Colega, a responável pelo projecto é enfermeira?
Uma pequena história: há meses atrás conheci uma colega que estava a execer num determinado hospital do algarve, e perguntei-lhe: "ainda estão lá os enfermeiros X, Y, Z...", ela disse: "conhece esses todos?", "Conheço" - Disse.
Há uns anos passou-se uma história semelhante, mas desta feita com um centro de saúde da distrito de bragança. Agora, a história é com o CS da Feira. Das enfermeiras que a reportagem mostrou conheço a
Enf. Fátima, um conhecimento que se reporta há uns largos anos atrás. e bomn (re)ver caras conhecidas. Provavelmente deve ser supervisora, certo?
Um grande abraço, desculpe lá esta minha divagação. A Enfermagem é isto mesmo: um grupo de colegas que juntos constroem um classe forte!
Portugal é tão pequeno, arrisco a dizer que é uma pequena aldeia!
Enviar um comentário