27 agosto 2007

Enfermeiros Desemprego

"Enfermeiros contra novas regras de contratação"

Manifestação junto à sede da Administração Regional de Saúde. Algumas dezenas de enfermeiros concentraram-se na manhã desta quarta-feira junto da sede da Administração Regional de Saúde do Norte, em protesto contra as novas regras de contratação, que podem levar ao desemprego quatro mil profissionais.

Foram cerca de 40 enfermeiros que marcaram presença no protesto. Todos contratados, mas o sindicato garante que podiam ser muitos mais. Até agora, todos tinham contratos de três meses, automaticamente renováveis por outros iguais. Com o novo diploma, os contratos só podem ser renovados duas vezes, sem ultrapassar o máximo de um ano. No Grande Porto, dos mil enfermeiros que trabalham nos cuidados de saúde primários, 300 estão nesta situação. O ministro da saúde já garantiu que nenhum contrato vai ser cancelado, mas poucos acreditam na promessa de Correia de Campos. " (Fonte : Sic )
Espera-se que com este e outros Protestos como este se consiga passar a mensagem, de que é necessário haver avaliação dos Cuidados Prestados por parte de todos os Profissionais de Saúde... E Mais importante, é NECESSÁRIO haver continuidade de Cuidados e isso só se consegue com transmissão da Informação entre Centros de Saúde Hospitais e mais importante mantendo os Profissionais que são competentes e que estão a desenvolver um Projecto de Saúde nos Seus Postos de Trabalho.

Para criar um ambiente de confiança entre o Profissional de Saúde e a População é necessário que o Profissional possa construir um clima de confiança, de serenidade, para que não se caia no erro de trabalhar com prazos! Concluo dizendo que havendo uma Constante Renovação de equipas em nada se Beneficia o UTENTE!

Assim, não se criam os GANHOS EM SAÚDE que se Pretende.

3 comentários:

Anónimo disse...

Espero que quando acabar o curso tenha Emprego! Mas concordo que este tipo de trabalho é IRREAL!

Nuno Costa disse...

Já que estamos numa era em que as instituições publicas de Saúde adoptam um modelo e uma filosofia empresarial, é caso para perguntar a esses inteligentes gestores o que ganham em não terem a sua equipa de funcionarios estável, segura e motivada. Só assim é possível bons cuidados e bons resultados económicos...

E já agora, esses gestores tenham a consciencia de que também são utentes, e que saibam que a qualidade do serviço que deveria ser prestado por 10 enfermeiros, não é a mesma se estiverem apenas a ser prestados por 6 enfermeiros... mas é isto que vai acontecendo!!

Abraço

Blogger de Saúde disse...

Infelizmente temos que ir provando isso aos gestores pela via dos numeros e dos indices de Qualidade..