29 agosto 2007

Sedentarismo e Televisão

A televisão transformou-se nos últimos anos, no melhor amigo de muitas crianças, a fiel companheira dos que ficam em casa sozinhos ou entretidos sempre que têm algum tempo livre. Para além desse hábito promover um elevado grau de sedentarismo na criança, leva a que os mais pequenos assistam a uma cascata infinita de anúncios, que foram especialmente concebidos para serem “devorados” e interiorizados por elas.

Assim evolui-se na OBESIDADE INFANTIL... Este facto que tantas vezes nos passa despercebidos por ser um facto comum, ou seja chegar a casa e ligar a T.V. , tornou-se um problema quando nos chegam Crianças Obesas e Adultos aos nossos Serviços de Saúde. Fomos alertado sob forma de Vídeo que uma Amiga nos Mandou! De facto por vezes somos Sedentários, por Puro Comodismo(ver vídeo em baixo)!!!!

Assim: "Cada português viu, durante o primeiro semestre deste ano, uma média superior a 3 horas e meia de televisão por dia, sendo as mulheres, os portuenses e as classes sociais mais baixas quem mais se dedica ao pequeno ecrã. De acordo com dados da MediaMonitor, da Marktest, cada telespectador passou 3 horas e 31 minutos à frente do televisor, o que representa mais 1 minuto e 50 segundos que a média de período homólogo do ano passado Apesar de serem os mais velhos que vêem mais televisão - os portugueses com mais de 64 anos viram, entre Janeiro e Junho, uma média diária de quase 5 horas -, foi entre os jovens dos 25 aos 34 anos que o consumo mais aumentou.(fonte : JN)

Devido a este fenómeno de Sedentarismo nas Crianças e Adultos, o nosso Pais Irmão Acordou para o Assunto e publicita alguns Vídeos Informativos e Apelativos para os Pais e Crianças! Este fenómeno ganha importância se juntarmos as horas em cima referidas às horas que todos os dias gastamos nos Computadores! Vale a pena Pensar Nisto...

9 comentários:

Maria da Luz disse...

tenho andado um pouco perdida mas enfim cá vos encontro.
Passarei mais tarde para rever melhor este tema da obesidade.
Foram boas as férias?

Blogger de Saúde disse...

Obrigado e já agora como correram as tuas? Por cá fugimos À rotina e saimos da nossa Linda cidade Gaia emigrando para o sul deste nosso Pais!

Estamos prontos para mais umas "palavras e artigos"! Esperamos que desse lado esteja tudo pelo melhor? não?

Ana disse...

Primeiro tenho que elogiar a mudança no visual. É simples mas muito interessante!
O sedentarismo das crianças aliado á tal fast-food faz que com a obesidade seja um dos graves problemas da nova geração.
É necessário encontrar tempo para estar com as crianças e realizar tarefas ou brincadeiras que sejam mais movimentadas do que estar no sofá lol.

Anónimo disse...

De facto ainda me recordo de passar o dia todo fora de casa quand era mais novo!

Nuno Costa disse...

São sinais dos tempos, sem duvida! Agora há que atingir um equilibrio nos hábitos de vida que esteja adequado às exigencias do dia-a-dia e ao mesmo tempo ao bem-estar e à saude de cada um, para que se possa viver mais e essencialmente se viva melhor!

Maria da Luz disse...

Cá estou para fazer um pequenino comentário sobre a obesidade, que penso que se não houver um grande esnsino e um grande control acaba por levar os portuguese a caminho de várias doenças.
È verdade que os portugueses como os Americanos alimentam-se relativamente mal, eu digo mal mas quero dizer alimentação desiquilibrada penso que a sociedade em que vivemos nos leva a esses exageros.

Anónimo disse...

Excelente texto, é uma verdade e dificil de gerir.
Cumprimentos

Gaivota disse...

Como é que se pode preferir uma televisão a um cão? De facto o spot publicitário está muito bom e faz pensar. Um flagelo da nossa sociedade actual

Administrador disse...

Olá Boa noite...
Meu nome é Alvaro e preciso deste vídeo se possível, do cachorro. Me passa se puder
alvaromlana@gmail.com