"Este triste momento marca a etapa final de uma vida dedicada à Enfermagem Portuguesa. A Enfermeira Emília Maria da Costa Cabral da Costa de Macedo iniciou a sua actividade de enfermeira em 1943 e a partir daí exerceu a profissão em áreas diversas que também incluíram a docência e o associativismo, como Presidente da ACEPS (Associação Católica de Enfermeiros e Profissionais de Saúde).
As muitas responsabilidades que assumiu ao longo dos anos e a forma
como a elas se dedicou fizeram dela uma referência inquestionável para muitas gerações de enfermeiros e de outros profissionais. Foi através da valorização das coisas simples, associada a uma visão estratégica, que a Enfª Costa Macedo nos ensinou a viver, sempre como instrumentos do percurso de emancipação da enfermagem. Esta é uma aprendizagem que deveremos continuar e estou certa que essa é a melhor homenagem que lhe poderemos prestar. Por isso aqui fica o meu Obrigada, que sei ser o de milhares de enfermeiros do nosso país, e deste modo o reconhecimento e agradecimento da Ordem dos Enfermeiros reforçando o já expresso em vida, aquando da atribuição do reconhecimento de mérito no ano de 2000. "
Maria Augusta de Sousa Bastonária
Cerimónias fúnebres
O corpo da Enfermeira Costa Macedo está depositado na igreja de S. João de Deus (Praça de Londres), onde às 20.30 será celebrada missa de corpo presente pelo Monsenhor Victor Feytor Pinto. (Texto extraído de : Ordem dos Enfermeiros ), acedido em 16.09.2007
Foto: http://www.infirmus.blogspot.com/ , acedida em 16.09.2007
6 comentários:
Dos que visitam este blog, quem é que já tinha ouvido falar ela?
Nos ja tinhamos ouvido e mesmo estado com ela. ao vermos a noticia na Ordem dos Enfermeiros e No Infirmus, achamos que deveriamos prestar a devida Homenagem e dar a conhecer quem nao a conheceu.
Desculpe a curiosidade... onde é que esteve com ela? Sou de Lisboa e nunca tive esse privilégio... pelo que andei a ler, estava aposentada desde 1988.
Senão me engano conheci-a num congresso\encontro promovido pela ordem, na fase da sua formação.
Não a conhecia bem note ,apenas me apresentaram e ouvia-a. Pelo seu passado e pela sua importãncia na historia na nossa profissão, não podia deixar de deixar os nossos Pesames. Como referi algumas pessoas só são conhecidas quando partem, para mim, foi este um exemplo.
Deve ser mesmo engano... como é que a Ordem, "na sua fase de formação", organizou um congresso/encontro?
Sorte a sua se lha apresentaram... eu também tive a sorte de falar com ela algumas vezes, na sede da ACEPS, pois estava lá quase todos os dias e gostava de falar com os mais novos - o que, considerando a idade da senhora, não era difícil.
Ouvi histórias bem interessantes...
Ainda não conheço a presidente que a substituiu, mas hei-de passar por lá.
JOliveira
Confesso que agora pelo que já li e pelo que ouvi, agora arrenpendo-me de , não ter trocado mais que um simples -, Olá ou bom dia, quando me apresentaram.
Sérgio Sousa
Enviar um comentário