22 novembro 2007

Enfermeiro Azevedo Envia Cartas aos militantes do PSD !!!


"A Candidata a bastonária (Enfermeira Maria Augusta) da Ordem dos Enfermeiros acusou o candidato à ordem José Azevedo de querer instrumentalizar a Ordem em termos político-partidários e discriminar os enfermeiros de acordo com a sua militância, uma acusação rejeitada pelo visado.

«Entendo que não é correcto utilizar uma organização com cariz técnico, científico e profissional como a OE como um instrumento político-partidário», afirmou Maria Augusta de Sousa em declarações à Lusa.

As acusações da bastonária e candidata à Ordem surgem depois de o candidato à Ordem José Azevedo ter enviado uma carta a «colegas enfermeiros militantes do PSD», de acordo com as declarações prestadas pelo candidato à Lusa.

Na carta, José Azevedo apresenta-se como «enfermeiro de profissão» e «militante do PSD», descreve aqueles que considera serem os seus contributos para a actividade da Ordem e termina com um apelo «à consciência partidária e profissional» dos destinatários da carta para o «ajudarem a reconquistar a dignidade da profissão».


Em comunicado, «fonte próxima da actual bastonária e candidata à reeleição, a Enf.ª Maria Augusta de Sousa, condena de forma inequívoca este acto, pois levanta questões graves, no mínimo, do ponto de vista ético e deontológico».

No mesmo documento afirma-se que «não é admissível a utilização da situação de militância de um partido político, por parte do Enf.º José Azevedo, para conseguir votos junto dos enfermeiros simpatizantes e militantes desse partido. Esta acção do Enf.º Azevedo pretende estabelecer uma clara associação de dependência entre uma organização profissional de âmbito técnico e científico, que é a Ordem dos Enfermeiros, e um partido político, neste caso o PSD».

O candidato à OE disse não entender de que forma «possa escandalizar os puros e isentos o facto de um militante partidário» enviar uma carta nos termos em que a carta que endereçou aos enfermeiros militantes do PSD foi enviada.

José Azevedo desafiou também a actual bastonária a «declarar o seu apartidarismo e as suas origens políticas» e acusou-a de reduzir «uma Associação de Utilidade Pública e Direito Público - Ordem dos Enfermeiros - a uma simples organização de âmbito 'técnico e científico', omitindo a sua parte mais importante que é a qualidade do trabalho prestado pelos enfermeiros numa política de saúde, que tem de ajudar a definir, como o determina o seu estatuto legal».
Ainda em relação à carta enviada por José Azevedo, fonte próxima da candidata Maria Augusta de Sousa acrescenta que «para além de não ser admissível sujeitar a intervenção técnica e científica de uma organização como a Ordem dos Enfermeiros às intenções e interesses de um qualquer partido político, trata-se de uma atitude totalmente discriminatória dos enfermeiros não ligados ao PSD».

O documento põe ainda o cenário, caso José Azevedo se torne bastonário, de os enfermeiros da Ordem virem a ser discriminados em função da sua militância partidária, inclusive no acesso à carteira profissional.(Para Lerem a Carta Cliquem na Foto)

Sobre isto, o candidato à OE afirma que «a fonte próxima da 'recandidata' à Ordem, como Bastonária, tira conclusões precipitadas acerca do teor da referida carta», dizendo também que defende os enfermeiros «independentemente da sua filiação partidária», assunto que, de acordo com as declarações de José Azevedo à Lusa, nunca lhe interessou ou condicionou a sua conduta."
.(Fonte do texto : Destak) ; (Fonte das Imagens encontra-se disponivel clicando nestas)

35 comentários:

Anónimo disse...

Não basta termos que tomar decisões relacionadas com direcções determinantes na nossa profissão, será que agora devemos tomar uma posição politico partidária?
As coisas tornam-se verdadeiramente complicadas...

Anónimo disse...

O Enf. Azevedo, fez isso, não acredito.

Lifepassenger, espero que não seja publicidade enganosa. Corre o risco de ser punido legalmente se fornecer informações falsas, sabe disso ?

Vou averiguar se é verdade o que escreveu aqui.

Anónimo disse...

Quem quiser ler a carta enviada pelo Enf. Azevedo aos enfermeiros militantes do PSD pode fazê-lo consultando o seguinte blogue -Saúde S.A. no LinK:
http://saudesa.blogspot.com/2007/11/eleio-dos-rgos-sociais.html#comments

Neste local encontra-se a prova dos factos.

Anónimo disse...

Para ser mais preciso e irem ter directamente à carta:
http://convert.neevia.com/prods/127d2e64-f58d-4def-9e22-146bd9840a22.cvn/Carta%20ENF%20Azv%20PSD.pdf

Blogger de Saúde disse...

Caro Anónimo

"Corre o risco de ser punido legalmente se fornecer informações falsas, sabe disso?"

Sei disso e por isso escrevo e dou a cara. Neste caso penso que deve ter lido um pouco à Pressa o texto, visto que no final aparece o link e a Fonte de onde o mesmo foi retirado! Não faz da minha filosofia de vida, escrever calunias, sobre as pessoas.

Obrigado Manuel pelos Links que acrescentou ao Post (hoje à noite prometo que os colocarei no Post).

Anónimo disse...

Não sei qual é o espanto, a enf maria augusta é comunista declarada, e por causa dos seus princípios comunistas, todos estamos como estamos!
A carta vem dirigida a todos os enfermeiros, e o enf ja apresenta-se como militante... qual o problema? não vejo...
pior é a maria augusta, que é uma comuna dissimulada!
caro sérgio, é muito atacar pessoas à falta de argumentos.... triste mesmo, deprimente o "vosso" jogo...

"Atleta...;)...." disse...

Em relação ao facto de se tentar introduzir partidos politicos no debate referente às próximas eleições da OE penso que é uma situação degradante e revela falta de argumentos, falta de estratégia e acima de tudo de um projecto para fazer da OE uma ordem mais respeitada e ouvida no momento de decisões.
No que se concerne ao teor dos comentários a este post, é minha convicção que é de bom tom a identificação dos cibernautas que os fazem...Não é de facto obrigatório mas, provavelmente acabava com um certo tom intimidatório.
Continue com este bom blog Lifepassenger, volta e meia passo cá. Bju*

AC disse...

subscrevo o papoila

Anónimo disse...

Colega Sérgio
Diga-me só quem é que faz a contabilidade da Ordem dos Enfermeiros actualmente, a do Partido comunista e da CGTP e de repente vi nomes iguais... hummm estranho nao é... serem os mesmos... ligações partidárias???... pode justificar este facto??? Penso que ficamos por aqui senão muito mais se vai saber... jogo sujo??? é melhor nao entrar por aí senão vai dar-se mal, porque existe muita gente que esteve na Ordem a desempenhar funções e agora já nao está... mas que sabe muito por isso cuidado com o que se diz...

Anónimo disse...

Inacreditável! Por acaso não sou apoiante de nenhum dos candidatos, mas faz-me confusão que um candidato seja criticado por apresentar-se tal como é e assumi-lo sem complexos. Provavelmente preferem ser representados por alguém com segredos e não tão transparente. Se calhar é melhor serem representados por uma bastonária e um SEP comunistas "envergonhados". Que miséria....

Anónimo disse...

O problema não é apresentarem-se, mas sim no apelo ao voto invocando a pertença a um grupo politico. Acredita que vale tudo? Eu não!

Por amor de Deus, discordo de algumas atitudes e ideias da Actual Bastonária, mas nunca a vi tomar este tipo de atitude, ainda mais que pelos visto, segundo as reportagens que li, fez tudo isto escondido, na penumbra. Isto em tempo de eleições ao coberto de uma partido politico, imagino se for eleito.

Recordo o colega que O SEN, já que fala em sindicatos foi o mesmo que escreveu no seu Site que nada tinha a ver com o pedido de impuganação do Concurso para o quadro da ARS. Quem é o seu Presidente ?

Tenho é pena que não hajam mais alternativas. Terei que votar na Enfermeira Maria Augusta. Apesar da idade, revi-me em alguns colegas que estão na sua Lista, talvez assim se mude algo.(Força Pedro e Sérgio)

Anónimo disse...

Cito:"
O problema não é o Enf Azevedo ser do PSD nem do seu passado sindicalista (ambos os aspectos são legitimos e opções pessoais). O problema é a carta que as pessoas devem ler para entender o que se está a passar. Há um candidato a Bastonário da OE que partidarizou a campanha. Que pretende associar a função da OE às estratégias de um partido. Que, assim, não hesitará em subjugar a OE aos interesses do seu partido quando este estiver no poder e que pode ser já em 2009.
Ninguém pode acusar a Enf.a Maria Augusta de ter subjugado a OE aos interesses de nenhum partido nem de uma visão ideológica. E ninguém teme que assim seja. A MAS lutou contra um governo PSD, em defesa dos interesses de elevação técnica e cientifica da enfermagem com resultados indiscutiveis: CIPE, o reconhecimento internacional no ICN e o facto de ser hoje uma figura respeitada em todos os quadrantes políticos dignifica a classe.
Pelo contrário, o Enf Azevedo, que gosta que lhe chamem doutor (será Doutorado?), assume sem respeito pelos seus colegas que quer cheagr ao Poder na OE para perseguir os enfermeiros que não sejam do PSD. Como alguém disse no blogue 'saudesa' em que é muito bom que os temas da enfermagem sejam debatidos (ao contrário da visão mesquinha de alguns que preferiam manter a discussão neste blogue controlado pelos amigos do Enf Azevedo): "O Enf Azevedo demonstra assim ser um elemento de desestabilização da classe.
E com esta acção deve ter perdido as eleições pois acredito que a classe vai acordar e perceber que tem que ir em massa salvar a OE de cair nas mãos de um personagem destes. Um artista de circo português no seu melhor. Que espectáculo triste. É assim que quer dignificar a enfermagem sr. Enfemeiro Azevedo? Dividindo a classe e confundindo partido político com a instituição de defesa e promoção das competências técnicas da profissão?"
Vamos todos votar no dia 13. Sobretudo a malta do norte que conhece bem este artista "doutor-enfermeiro".


Daniela Moutinho

Anónimo disse...

VOTE PSD, DIgnifique a Profissão com este tipo de Acções! Se calhar será assim que algumas pessoas pretendem dignificar a profissão! Aproveito para dizer aos colegas que participam na Campanha do PARTIDARIO Azevedo que quando passarem nos serviços, abandonem a frase "que senão mudarmos ou não votarmos nele então é que os nossos contratos e o nosso emprego fica assegurado"- É que não gosto de ser ameaçado, sobretudo quando digo que não votarei nele. É que após ter dito isto disseram-me que estava a contrato e que o mais certo era não ser renovado e para depois não olhar para os Sindicatos. Então o que é que os Sindicatos fazem?

Aqui no serviço, alguns colegas rimos, outros pensavam que era brincadeira, quando isto aconteceu, mas certamente será este o tipo de dignidade que o Azevedo e seus apoiantes querem?? Já vos aconteceu no serviço isto, ou foi só aqui no S.joão?

Daniela Moutinho

Anónimo disse...

Quando vi a noticia tive Vergonha do que Li. Pelos vistos houve gente apoiante deste senhor que não acreditou preferiu a ameaça (legal).

Pois é acho que conhecem bem este Senhor.

Anónimo disse...

Visitei o forum que criaram, Parabéns aos dois pelo bom trabalho.

http://consigopelaenfermagem.org/forum/index.php?board=1.0

Anónimo disse...

Este blogue é como o da bastonária, só aceita positivos.... isso é pior que a partidirização... é ser covarde.... e eu não quero um covardolas de meia-tigela como o fulano deste blogue em nenhuma lista da ordem....

Anónimo disse...

Na minha opinião o que está em causa nesta citação do Destak que o Enfermeiro Sérgio se limita a citar, sem criar qualquer comentário ou juízo de valor, não é o facto de referir a inclinação partidária dos candidatos, quer do Enfermeiro Azevedo quer da Enfermeira Maria Augusta, uma vez que todos nós como pessoas pertencentes a uma sociedade democrática temos a liberdade para nos exprimirmos e demonstrarmos, se assim o quisermos, as nossas preferências político-partidárias.

O que realmente é importante neste artigo do Destak é o aproveitamento da militância partidária para “manipular” ou influenciar profissionais para uma decisão de escolha do representante da Ordem dos Enfermeiros e equipa subjacente, pelo voto no dia do acto eleitoral - o que não deverá ser de todo uma decisão com base em simpatia ou militância partidária.

Deste modo, na minha opinião e de acordo com o referido artigo do Destak, é de lamentar a atitude do Enfermeiro Azevedo, que querendo com a alegada carta efectuar um “apelo «à consciência partidária e profissional» dos destinatários da carta para o «ajudarem a reconquistar a dignidade da profissão» ”, está precisamente a contribuir para a situação oposta.

Anónimo disse...

E com a visita a cada hospital, que a Maria Augusta faz, não está de certa forma a aproveitar-se para manipular os enfermeiros?
Cada um segue as suas estartégias.

O enf. azevedo ao menos tem influência política e pode mudar a enfermagem. a maria augusta nem isso tem, e por isso a profissão está como está... ser pago a 2 euros à hora é o mais baixo que uma profissão pode ter.... e tudo isto no mandato desta comunista! apesar de tudo, continua a dizer que precisamos de formar mais enfermeiros....
tristeza...

vejam bem as fotos do site da maria augusta! são mais os elementos da comitiva do que os enfermeiros!! além do mais usa fotos de um distrito para ilustrar outros!! isso não se faz!!

ao menos o enf. josé azevedo tem enfermeiros a ouvi-lo!!!!!

Anónimo disse...

concordo!!!!!!

Anónimo disse...

tAMBÉM EU!!!!!!

Anónimo disse...

Penso que o que aqui está em causa é o uso de uma partido em proveito de ganhos proprios. Isso colegas assusta-me! Quero lá saber de fotos, ou meios fotos, a mim interessa-me o conteudo e infelizmente pouco ouço do Azevedo. Costumo ir ao site da Lista D (penso que é assim que chama), onde posso ver onde foram, onde vão e mais interessante tem uma estrutura e um plano organizado, ao contrário do que leio no Blog do Azevedo,onde dispara contra tudo e todos e a informação surge dispersa e caotica.

Aliado a isto seguem-se as atitutes e as perseguições pessoais, que fez na passado e faz ainda no presente , note-se a ARS-Norte e o concurso para ingresso no Quadro.

Caros colegas, para quem tanto criticou os Ratios e o discurso Da Enfermeira Maria Augusta, que constantemente defende os Ratios e dotações Seguras, dizendo ao longo do Mandato que faltam Enfermeiros nos Serviços.

Vejo com pena que não se mantenha a coerência e que se mantenha o discurso olha para o que os outros dizem e não para o que faço..." Será este o tema do Enf. Azevedo e seus apoiantes ("apoiado" e "concordo"). Li e ouvi num Orgão de Informação a seguinte noticia: Pasmem-se (pode Publicar Enf. Sérgio, pf), deixo o link também :

"Há falta de enfermeiros no Hospital de Bragança. Quem o diz é um candidato a bastonário da ordem dos enfermeiros que visitou a unidade de saúde. Apesar de ser uma situação que se repete em todo o país, José Correia Azevedo manifesta-se preocupado com o reduzido numero destes profissionais em Bragança."

Fonte : http://www.brigantia.net/index.php?option=com_content&task=view&id=3462&Itemid=72

Tem que haver Congruência, quanto ao que os Enfermeiros Ganham, pergunto ao Enfermeiro Azevedo que tem responsabilidades, pois pertence ao Sindicato para quando uma nova Carreira? Os Sindicatos fecham-se em copas e nada dizem!

Voto na Congruência e no novo modelo de Desenvolvimento Profissional. Força Sérgio, gostei do debate e das diferenças de opinião, talvez consigas algo, assim espero!

Pedro Lopes.

Anónimo disse...

Acho que quem acusa o enfº Azevedo de estar a partidarizar a campanha está a ser um desonesto intelectual. Então o Homem assume que é do PSD e vêm criticá-lo por assumir-se? Ele foi politicamente incorrecto verdade...mas o politicamente correcto vigente na sociedade e no mundo foi o que levou a que as pessoas se afastassem da política em todas as suas vertentes. Andamos no nosso dia a dia a apregoar a falta de honestidade dos nossos políticos e da política em geral e depois vemos isto... um candidato assume claramente a sua côr política como forma de se poder pôr em causa as suas acções caso seja eleito bastonário (se apoiar políticas pró-PSD e contra a Enfermagem) dando até de uma maneira pouco ortodoxa, uma imagem de democracia, e todos vêm criticá-lo pela sua honestidade???? Por Favor...

Além disso reforço aqui mais uma vez... a carta só foi publicada no blog que foi(Saúde SA) como forma de sermos instrumentalizados por interesses bem menos transparentes dos que foram assumidos pelo Enfº Azevedo. Apesar de ser apoiante dele afirmo com toda a Verdade que faria exactamente o mesmo reparo caso fosse feito o contrário, ou seja em relação à Enfª Maria Augusta Sousa pois não gosto de ver outros profissionais a discutir assuntos que só a nós dizem respeito. Chamem-me corporativista... eu chamo-lhe gostar de ser enfermeiro e gostar dos meus colegas enfermeiros.

Anónimo disse...

Magistral Estratega, está a falar a sério, não pois não ?

Anónimo disse...

Concordo com o magistral!

Anónimo disse...

porque não havia de estar a falar a sério?

Anónimo disse...

Magistral estratega, você deve ser limitado.

Anónimo disse...

explique-me porquê...

Anónimo disse...

Também concordo com o Magistral Estratega!!

Blogger de Saúde disse...

Existem algumas regras que espero que se cumpram nos comentários, não entrem pelos comentários insultuosos, por favor!

Nuno Costa disse...

Já cá faltavam estas polémicas...mas deixemo-nos de polémicas demagógicas, porque todos sabemos as origens partidárias dos candidatos, agora a Sra.Bastonária não queira fazer-se de vítima, porque está claramente a tentar conquistar votos através da acusação e vitimização...

Anónimo disse...

Colega Life_passenger ainda não entramos em comentários insultuosos...calma... e não se preocupe que eu não perco a compostura apesar das provocações de certos "comentadores" ... mas quando fazem o início de uma acusação podiam levá-la até ao fim: é que adoro desmontar argumentos.

Já agora parabéns pelo blog...ainda não o tinha feito...apesar de em posts políticos diferir das minhas "ideologias" devo-lhe os parabéns por ter aqui um blog com assuntos bastante pertinentes para a enfermagem e para os enfermeiros... ter opiniões diferentes não significa para mim conflitualidade apenas pontos de vista diferentes e espero que mantenha o bom senso, a cordialidade e a moderação que parece ter evidenciado até hoje.

Bem haja

Blogger de Saúde disse...

Estava a referir-me aos colegas anonimos, pois pretende-se debate não troca de acusações.

Acredito que os Enfermeiros são sempre cordiais uns com os outros.

Anónimo disse...

Desculpe o Português...mas também estava a referir-me aos anónimos.

Anónimo disse...

Já sabem que há um 3º candidato?

o blog dele é o http://carlosvazfolgado.blogspot.com

Anónimo disse...

Estas eleições da nossa(deles) ordem foram o cumulo dos cumulos. Não me revejo a pagar quotas para uma ordem que se diz reguladora do exercício profissional, quando nem sequer sabe onde trabalham os seus membros. Aconteceu-me a mim, como a alguns milhares de colegas, querer votar presencialmente e, deparar-se com a situação irrisória de estarem recenseados na secção regional do centro. Será possível/admissivel, isto sucerder a colegas que pagam as suas cotas há 4/5anso?Parece-me muito suspeito como muitas outras situações dubias, que reflectiram a pouca seriedade com que este processo decorreu. Porque será que apenas hoje, dia 14/12 recebi a errata da revista da ordem, que dava a lista C como lista B? Será que isto também pode ser imputado ao enfermeiro Azevedo e seus apoiantes?Penso que chegou a altura de sermos sinceros e dizermos a esta ordem que não merece os profissionais que todos os dias trabalham, dão o seu melhor pela saúde dos portugueses. A minha esperança é a velha máxima de que o crime não compensa e eu, espero sinceramente que, alguém que não a actual bastonária, ganhe estas eleições , para o bem da profissão.