20 novembro 2007

Finlândia: 16 mil enfermeiros ameaçam demitir-se

"Dezasseis mil enfermeiros finlandeses ameaçam com uma demissão em massa, ainda esta segunda-feira, caso não lhes seja conferido um aumento de ordenado de 24%. O sistema de saúde finlandês está, assim, em risco de parar.

É a primeira vez que todo um sector profissional pode demitir-se. Este domingo, a equipa de mediadores apresentou uma proposta para ultrapassar o diferendo. Embora não se conheçam pormenores, sabe-se que os aumentos propostos deverão vigorar por um prazo de quatro anos.

Sindicato dos enfermeiros e autoridades locais que os empregam, vão reunir-se, em separado, esta segunda-feira à tarde, cerca das 16:00 de Lisboa, para decidir se aceitam os termos do acordo.

O Governo finlandês é que não ficou à espera. Para minorar o impacto das eventuais demissões, pediu auxílio aos países vizinhos. Hospitais alemães e suecos já estão a postos.

Também o parlamento da Finlândia aprovou sexta-feira uma lei para impedir os 2600 enfermeiros dos serviços de urgência de se juntarem aos colegas. Caso contrário, ficam sujeitos a multas.

Mas os enfermeiros parecem irredutíveis. Para além de poderem demitir-se ameaçam continuar a manifestar-se, até ver resolvida a sua situação.
( Fonte: TVI )(Fonte da Foto clique aqui ) Para Acederem ao Video da reportagem, cliquem aqui.

Após ver a noticia e o vídeo na TVI, pensei, "Cogitei" ... Nós Enfermeiros em Portugal, à muito reinvindicamos uma nova Carreira, enquadrada nas novas competências adquiridas já na obtenção da Licenciatura! Será que teríamos Coragem e a audácia para fazermos algo de Semelhante? Deixo a pergunta, para os vossos Comentários

8 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Administrador do blogue,
a foto que ilustra o post é propriedade privada de uma associação portuguesa de enfermeiros. Como tal, tem inerentemente direitos de autor.
Como o administrador do blogue é identificado, intimamos a remoção da referida foto, sob o risco de apresentação de providência cautelar.
Atenciosamente,
PC

Blogger de Saúde disse...

Não foi de toda minha intenção, apropriar-me de algo que seria Privado. Informo que numa simples pesquisa do google deparei-me com esta imagem, sem que estivesse referênciado que fosse Privada. A foto em questão não foi copiada,mas sim Linkada, ou seja os leitores podiam clicar na foto e seriam redireccionada para o site de onde foi retirada. Por me ter sido pedido, sem que apesar se identifiquem, retirei-a.

Pedia no entanto que colocassem a referência no Site ou que colocassem um simples codigo que impeça que se faça um simples Link à imagem , como foi o caso,ou codigo anti copia, para que este tipo de situações não volte a acontecer.

Sem mais de momento, Atentamente

Sérgio Sousa

Anónimo disse...

Acho que não teriamos a Força, nem a coragem, mas gostava de ver.
Miguel Andrade

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Freethought disse...

Isto em Portugal não é nem seria possível. Se quem tivesse emprego se despedi-se, havia milhares d enfermeiros no desemprego a correr para apanhar uma dessas vagas, como cem cães atrás de um osso.

cmp

Anónimo disse...

Saibam que o prazo terminou ontem e que todos os enfermeiros e auxiliares regressaram aos seus postos de trabalho com um aumento faseado em quatro anos de 20 a 30%.

Anónimo disse...

Fantastico, aderimos ao protesto?

Anónimo disse...

Eu nao sou Enfermeiro, mas duvido que VOCES se atrevessem a uma causa destas ... até porque muitos de vós perderiam o 2º e até 3º emprego que têm.