Participamos à dias num debate televisivo e colocamos aqui a pergunta : A vacina do Colo do Útero deve ou não ser comparticipada?
A resposta a esta questão foi respondida pelo proprio Primeiro Ministro e pelo Ministro da Saúde:
"A decisão política tem vindo a ser consolidada, estamos a trabalhar neste assunto há vários meses, a acompanhar o que se passa lá fora e a recolher dados nacionais e esperámos que surgisse a segunda vacina [à venda desde Outubro].
(...)Correia de Campos referiu que a vacinação de um único grupo etário custará 15 milhões de euros por ano.
«Se por hipótese a administração da vacina for iniciada no grupo de jovens de 12 anos, o que significa 50 mil raparigas, isso custa cerca de 15 milhões de euros só em relação a custos directos com as vacinas. A inclusão da vacina contra o vírus Papiloma Humano (HPV) foi anunciada terça-feira pelo primeiro-ministro, José Sócrates, durante o primeiro debate do Orçamento de Estado para 2008.
«Respeitando a decisão técnica, quero desde já garantir que o Governo incluirá a partir do próximo ano, no Plano Nacional de Vacinação, esta vacina [contra o cancro do colo do útero], assegurando que o acesso não depende das condições económicas das respectivas famílias», disse. O ministro da Saúde anunciou que, «provavelmente» em Dezembro, poderá lançar o concurso público para a compra da vacina que passará a ser introduzida no PNV. ( Fonte: Diário Digital /Lusa)
6 comentários:
É uma medida acertada e mais do que justificada!
Abraço
Sabendo que certamente não serei contemplada nas escolhas do SNS mas que a minha ginecologista considera que devo fazer a vacina, saberá o colega dizer-me quanto me custará?
O preço do tratamento - 480 euros no total, atendendo a que são necessárias três doses, ao preço unitário de 160 euros - é um facto inevitável a ter em conta. Esta vacina, destina-se a crianças e jovens com no máximo 26 anos.
Os 26 anos, data máxima de administração da vacina poderá ser alargada consoante antecedentes ou o historial clinico de cada um . Deverá marcar uma consulta com o Ginecologia e o seu Enfermeiro de Familia, para acertarem estas opcções!
Abraços e obrigado pelo comentário
Mais uma vitória do lobby da indústria farmacêutica...
boa tarde. eu gostaria de saber se me podem esclarecer uma dúvida, uma rapariga de 20 anos de idade que ja iniciou a sua vida sexual poderá tomar a vacina contra o colo do utero? aguardo resposta urgentemente. obrigado
Pode, claro embora segundo os dados disponiveis actualmente teria maior eficacia antes de iniciar a actividade Sexual.
Enviar um comentário