02 abril 2008

"Excesso de doentes" e falta de médicos ..

"Excesso de doentes" e falta de médicos atrasa atendimento nas urgências."

O “excesso de doentes” e a falta de dois médicos foram as razões dadas pela directora clínica do Hospital de Vila Franca de Xira, Ana Alcazar, para justificar a demora no atendimento na urgência daquela unidade na segunda-feira.
A responsável explicou hoje que o primeiro dia da semana é sempre um dia de grande afluência à urgência daquele hospital e que a “ausência de dois médicos por doença” levou a uma maior demora no atendimento dos pacientes. "(Fonte : Correio da Manha)


O problema de excesso de doentes nas Urgências parece persistir um pouco por todo o lado. Se por um lado podemos atribuir como causa para este factor o encerramento de várias urgências, também não podemos negligenciar que muitos dos utentes preferem ir ao S.U. primeiro do que ao Centro de Saúde.
Soluções? Algumas mas requerem tempo, uma mudança de Cultura e sobretudo vontade politica! Considero que as Urgências deviam trabalhar com uma equipa fixa de profissionais e não de forma rotativa como na maior parte delas. Isto aliado a um corpo clínico de emergencistas (médicos e enfermeiros) levará certamente a uma diminuição no tempo de atendimento e sobretudo evitaria a repetição dos mesmo atropelos à Triagem de Manchester!

A triagem de Manchester que deveria organizar e priorizar as urgências, em diversas instituições é completamente alterada e sujeita a alterações não convencionadas pelo acordo entre Ordem dos Médicos e Enfermeiros e o Ministério da Saúde! Outra sugestão... Auditem se os tempos para uma primeira Observação médica (consoante a cor atribuída ) estão a ser cumpridas! Se não estiverem, como disso tenho conhecimento em várias Urgências, terão que se tomar medidas para evitar a todo o custo este não cumprimento do tempo da primeira observação!

Muitos são os ecos por vários Hospitais sobre a sobrelotação dos Serviços de Urgência! Neste caso em particular ficou-se a dever à ausência de médicos por motivos incertos e não explicados!

Infelizmente em Portugal a culpa morre Solteira ...

6 comentários:

Anónimo disse...

Gostei das sugestões, mas estas precisam de ser escutadas. Acrescento ainda fazerem como na Pediatria senão forem primeiro ao Centro de saude não são vistas.

Manuel

Unknown disse...

Em França existe o sistema de que os utentes que não sejam referenciados pelo médico assistente deva pagar uma taxa moderadora superior à normal (exceptuando os casos emergentes).

Por cá, existe agora essa possibilidade, pois todo o utente tem direito a uma consulta no dia, falta é informar.

Quantos de nós explicam ao utente que recorre ao SU (por exemplo no momento da triagem) que a referenciação pelo médico de família ou para uma especialidade, lhe permite ser atendido com maior celeridade?

Anónimo disse...

Eu explico isto e o tempo de espera para serem atendidos. Por vezes levanto polémica, mas não será que os utentes tem este direito de serem informados?

Anónimo disse...

A cukpa morre solteira tb na classe politica que tem algo a dizer sobre todas estas faltas e demoras. Numa altura em que as taxas moderadoras sobem o doente é cada vez mais utente.

Antonio

Anónimo disse...

Faltaram 2 médicos?! Então não têmque ser substituídos?Se fossem 2 enfermeiros a faltar os colegas tinham que continuar até serem rendidos...

Anónimo disse...

Pois...enf n vai comer nem sai do serviço se não tiver quem fique no seu lugar e o seu trabalho orientado. Médico sai à hora que quer, para fazer o que lhe apetecer e deixa os utentes tempos infinitos à espera!! E às vezes ainda têm os enf de andar à procura do sr.dr. Que aliás não é dr. nenhum, poruqe não tem o doutoramento! Sim, o estatuto adquirido não é benéfico.