02 abril 2008

Depuralina com Venda Suspensa

"Direcção geral de Saúde recomenda aos consumidores de Depuralina que deixem de tomar o produto."

A suspensão da venda surge depois da notificação ao Infarmed destes três casos graves de reacções adversas ao produto para emagrecer. O Instituto da Farmácia e do Medicamento colabora com as autoridade, mas, em comunicado, explica que não tem competência para regular estes produtos.

Concluiu-se pela existência de fortes suspeitas de associação causal entre a utilização da Depuralina e o aparecimento de episódios tóxicos graves, nomeadamente choque anafilático e hepatoxicidade".

"Tal como o DN noticiava na sua edição de ontem, uma mulher foi internada domingo no Hospital de Abrantes, depois de ter tomado a Duperalina, praticamente desmaiada e com hipotermia, mesmo que só tenha ingerido uma colher de chá da solução, que promete "reduzir até 20 quilos os resíduos no organismo", ajudando a expulsá-los.
Após a realização de exames foi detectado um choque anafilático devido à elevada percentagem no sangue de um dos componentes do produto, a linhaça do Canadá, à qual se veio a saber, ser alérgica. O internamento durou dez dias. Recusando-se a comentar críticas que apontam falhas na legislação que regula os suplementos alimentares e respectivo acompanhamento, o director-geral disse que a comercialização dos suplementos alimentares é legal, acrescentando que, como se vê, "os dispositivos de alerta funcionam". (Fonte : D.N.)


Comentário... Nem sempre o Marketing resulta, este produto era alvo de várias campanhas publicitarias em rádios e mesmo T.V. Precisamos de mais controle farmacológico, antes da comercialização sobre estes suplementos ou então caímos em alarmismo mediáticos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Emagrecer sem consultar profissionais dá nisto.