26 março 2008

Precisam-se ...Enfermeiras de mini-saia ?

"Menos 30 euros no ordenado Enfermeiras de clínica espanhola perdem prémio de produtividade se não usarem mini-saia."

"Não usar uma mini-saia no trabalho pode significar menos dinheiro no fim do mês. Esta é pelo menos a ideia da clínica espanhola San Rafael, em Cádis, que retirou a dez recepcionista e enfermeiras o seu prémio de produtividade, por não usarem a saia curta que faz parte do uniforme obrigatório, escreve o diário espanhol “El País” na sua edição online.As mulheres recusaram o traje estipulado, que além de deixar as pernas descobertas obriga ao uso de um avental justo e pouco prático. Assim, no fim do mês receberam menos 30 euros, o preço por andarem com os tradicionais fatos de saúde.

As funcionárias sentem que a decisão, mais do que injusta do ponto de vista económico, vai contra a lei da igualdade. “Sentimo-nos objectos decorativos. Quando estamos a trabalhar não temos liberdade de movimentos e não nos podemos baixar para atender doentes que estão acamados. Temos que expor o nosso corpo para fazermos o nosso trabalho”, explicou Adela Sastre, presidente do comité da empresa.

O gerente da clínica, que pertence ao grupo Pascual, desafiou os trabalhares a levarem o caso aos tribunais. José Manuel Pascual diz que a medida é justa e apenas surge na sequência do incumprimento da normativa de vestuário. O código aplica-se a outros centros de saúde do grupo onde, contudo, ainda não houve queixas.

A Delegação Provincial de Saúde da Junta de Andaluzia em Cádis informou que já enviou um requerimento à empresa sobre este assunto. .( FONTE : Público)

Se esta moda passa para Portugal passaremos a ter Profissões onde para se poder trabalhar terá que ter determinado perfil Físico. Ou seja as suas aptidões Mentais e todo o seu passado académico e profissional nada significam. Bem seguindo o fio condutor desta perspectiva de pensamento destes Gestores aos Utentes só deveria interessar o facto de médicas e enfermeiras terem uma pernas engraçadas. O facto de terem competências para exercerem melhor a profissão e providenciarem os melhores cuidados aos seus utentes é completamente negligenciado. Pior ainda desafia a levar o assunto a Tribunal!

Direi eu que estamos perante um caso típico de discriminação Sexual e Profissional. Sendo Enfermagem uma profissão onde o cuidar implica ter um uniforme que seja adequado, não me parece de todo que uma mini-saia permita realizar determinados movimentos . Aliás cito :“Sentimo-nos objectos decorativos." . Palavras para Quê!!

Este Gestor certamente deverá ter alguma Fantasia escondida de querer ver uma enfermeira de Saia Curta!! Para meu lamento e apesar do Mundo ter evoluído parece que algumas mentalidades estagnaram!

E em jeito de provocação será que esta Clínica exige aos Enfermeiro do Sexo Masculino o uso de saia Curta (seria um bom gesto de Protesto)... não me parece. Podem Comentar


15 comentários:

Anónimo disse...

Da maneira como os gestores estão a pensar não digo nada que a moda pegue! Não digo mesmo nada!

Anónimo disse...

Se fosse na américa o gestor já estava processado há muito tempo com direito a uma indemnização choruda por parte dos enfermeiros!

Lá está, há excesso de enfermeiros, se houvesse falta quem "impunha" regras eram os enfermeiros!!

Anónimo disse...

Porque não propor tb às médicas e outras técnicas de saúde uma bata só! Sem mais nada!...

Qual a farda proposta para estes???...

L.

Anónimo disse...

Enfim parece que a fantasia de Enfermeira ainda vigora na mente destes senhores. Vera deixe lá mentes assim terão a sua punição espero.

Alexandra

Anónimo disse...

Os gestores tb deviam usar saia.Ainda vivemos num machismo e falta de caracter .

Rosa Silvestre disse...

Enfim, nada de admirar em mentes ainda muito fechadas. O perfil de enfermeira inicia-se na escola: o aluno tem que ter determinado perfil, depois continua-se na prática (seja qual for).
Pensando bem em que escola andariam estes senhores?...é de pensar!

Rosa Silvestre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Haviam era de ser despedidas!

Blogger de Saúde disse...

Mentes fechadas levam a comportamento desviantes, concordo Rosa.

Os acontecimentos descritos revelam uma total consideração pelo percurso académico, destes gestores, para simplesmente atribuir importância ao aspecto fisico e irrelevante para a profissão.

Bom fim de semana.

Anónimo disse...

Excesso Formativo e falta caracter de determinados gestores leva a estas situações!

António

Anónimo disse...

Colegas, venho pedir um momento de reflexão e se possível um momento de união. Como já deve ser do vosso conhecimento a reunião de 2ª Feira (24 de Março) entre a OE e o Ministro Mariano Gago não correu NADA BEM, pelo contrário (1º Ciclo).
Penso ser um momento de bater o pé, falarmos todos a mesma linguagem, ou seja, 2º CICLO JÁ. Se as educadoras de infância entre outros têm o 2º ciclo, porque devemos ficar satisfeitos com muito menos. Mais, será que a enfermagem em Portugal não está no patamar de 2º Ciclo. É fulcral, agora e não depois, conversarmos e debatermos o futuro da enfermagem. Era bom o tema e ordem do dia ser processo de Bolonha 2º Ciclo para os enfermeiros.
Falemos do assunto nas escolas, nos sindicatos, na ordem, nos hospitais, nos centros de saúde, lares, clínicas, ou seja, no café, na cama, em todo o lado. Informem, procurem informar, procurem informação, não podemos parar de falar nisto até conseguirmos.
OS ENFERMEIROS UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS
É altura de todos, Directores, Supervisores, Chefes, Enfermeiros Especialistas e Enfermeiros de todas as áreas unirem esforços. Temos de fazer pressão. Não vamos, nem podemos esperar por alguém e/ou por entidades, cada um tem de falar e mostrar a sua indignação, frustração e revolta. CHEGOU O MOMENTO ou é agora, ou nunca mais será. Vamos falar e obrigar a falar.

SM disse...

Era o que faltava agora voltarmos a ser conhecidas como umas galdérias sem vergonha!

Maria da Luz disse...

Isto é para refletir...
Quem somos nós enfermeiras?
Que espécie de cuidados necessitam estes pacientes, nesta clinica?
Aonde está a liberdade, e a dignidade da pessoa humana de que tanto se fala?

Não é a mini saia que me indigna mas sim o exagero da questão
e o desconforto que isto pode causar naqueles que tanto lutam para que a nossa profissão seja
o que é
Será que se tem que vender pernas para cuidar de doentes?

Ana G disse...

"...Se esta moda passa para Portugal passaremos a ter Profissões onde para se poder trabalhar terá que ter determinado perfil Físico..."
Mas será que isto já não acontece até vezes demais no nosso país??

Anónimo disse...

Bem Quanto a mini saia acho uma optima ideia, ate pq é mais saudavel para o doente ver uma enfermeira de mini saia do que de calças, acho que ate metade da doença passava, e pq não ir mais longe e usar tb fio dental. isto a bem do doente, creio que se um dia voltar a Cadiz, acho que me torcer um pé ou coisa parecida, ja viram bem ser tratada por uma enfermeira de mini saia...