10 março 2008

Primeiro Ministro assume Compromissos Perante a Ordem dos Enfermeiros

A Ordem dos Enfermeiros (OE) reuniu ao final da tarde de hoje, 7 de Março, com o Senhor Primeiro-Ministro, Eng. José Sócrates. Na audiência também esteve presente a Dr.ª Ana Jorge, Ministra da Saúde. A OE fez-se representar pela Enf.ª Maria Augusta Sousa, Bastonária, Enf.ª Teresa Oliveira Marçal e Enf.º Jacinto Oliveira, ambos Vice-presidentes da Ordem dos Enfermeiros.

A reunião de hoje surgiu na sequência de um pedido de audiência solicitado pela Ordem dos Enfermeiros. Além da tradicional apresentação de cumprimentos, uma vez que o actual Conselho Directivo da OE tomou posse a 26 de Janeiro de 2008, a Ordem dos Enfermeiros abordou com o Senhor Primeiro-Ministro temáticas que suscitam alguma preocupação, nomeadamente:

- A necessidade de ter dotações seguras de profissionais nos serviços de saúde;
- A reforma global dos Cuidados de Saúde Primários;
- A implementação da Rede de Cuidados Continuados;
- A reorganização e requalificação das urgências;
- A aplicação dos Sistemas de Informação em Enfermagem no sistemas de informação do Ministério da Saúde;
- O Modelo de Desenvolvimento Profissional dos enfermeiros aprovado em Assembleia geral da OE em Maio de 2007.


O Senhor Primeiro-Ministro também reconheceu que equipas multidisciplinares não podem funcionar adequadamente se os critérios para atribuição de incentivos não forem semelhantes para os vários profissionais envolvidos.

No caso concreto das Unidades de Saúde Familiar, a OE considera que a proposta de legislação anteriormente avançada pela tutela é discriminatória.

Assim sendo, a OE irá enviar, o mais tardar na próxima segunda-feira, um documento à Dr.ª Ana Jorge, onde defenderá que os critérios para atribuição de incentivos aos enfermeiros que exercem nas Unidades de Saúde Familiar devem ser os mesmos dos adoptados para os médicos. " (fonte O.E.)

9 comentários:

Anónimo disse...

Agrada-me ver a ordem activa

Anónimo disse...

Boa iniciativa...vamos ver que frutos dá....


Boa noite
Teixeirinha

Anónimo disse...

Bem o governo recebe-nos aguardemos agora para ver qual a sua politica de saúde. Se nos inclui ou não.

Anónimo disse...

Acho que nunca nos incluiram!

Gonçalo disse...

Espero que os temas "Desemprego em Enfermagem" e consequente "Enfermagem Migratória" tenham sido aspectos focados nesta reunião. Entristece-me o facto de enfermeiros como eu, dedicarem 16 anos da sua vida para exercerem no seu final a profissão de Enfermagem, mas o país não os acolher nesse momento, tendo de investir os seus conhecimentos noutro país. Em que sentido caminha a formação e profissionalização dos recém-licenciados?
Um abraço!

Maria da Luz disse...

aguardamos essas boas noticias.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

escrevi que este blogue anda a copiar o blogue do dr. enfermeiro e o comentário foi apagado? é esta a democracia em que vivemos?

Blogger de Saúde disse...

Caro elemento um código marquee não se copia ele já existe à muito. Apaguei apenas pois parecia-me sem qualquer fundamento e falta de conhecimento.