20 março 2008

Sindicato Greve no Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (CHLO),

"O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) apontou hoje uma adesão de 50% por cento dos enfermeiros à greve parcial no Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (CHLO), cuja administração fala em 9,6 por cento entre todos os profissionais.

Em comunicado, o SEP afirma que 92 por cento dos enfermeiros contratados aderiu à greve e adianta que também os funcionários públicos estiveram solidários com os colegas contratados, que representam 48 por cento do número total de enfermeiros.


Segundo o sindicato, no total dos três dias de greve às três primeiras horas da manhã paralisaram 556 dos 1.099 enfermeiros (51 por cento) dos três hospitais (S.Francisco Xavier, Santa Cruz e Egas Moniz).


A maior percentagem de enfermeiros grevistas registou-se no S.Francisco Xavier (67 por cento), enquanto no Santa Cruz aderiram 45 por cento dos enfermeiros e no Egas Moniz 43, conclui ainda o comunicado do SEP.


O sindicato adianta ainda que "centenas de trabalhadores dos três hospitais" se uniram às concentrações realizadas à entrada das instituições. A administração do CHLO anunciara antes uma adesão de 9,6 por cento no último dos três dias de greve.


Segundo um comunicado enviado pelos restantes sindicatos, a adesão à greve é difícil de avaliar, mas foi sempre superior a 50 por cento. A paralisação visava reivindicar a manutenção da forma de pagamento das horas nocturnas e em dias de descanso semanal e de feriados, como é feita aos colegas de quadro.


Fonte: Diário Digital / Lusa

5 comentários:

Anónimo disse...

Em grande. Força Colegas.

Antonio

Anónimo disse...

A adesão não foi maior, com os trabalhadores do quadro a aderirem, porque ainda não perceberam que o que se está a passar com os contratados, virá mais tarde a passar-se com todos. Quando forem alteradas as leis que se aplicam actualmente à função pública e sair a regulamentação da lei 12-A.
Isto que estão a fazer no CHLO é para ver qual será a reacção dos trabalhadores. Se for muito forte a resposta, terão mais cuidado em estender a outras instituições. Se a resposta for fraca, não terão pejo nenhum em avançar para diminuir a remuneração aos contratados e aos outros, que afinal também já são todos contratados.
Mm

Anónimo disse...

Boa Páscoa a todos os Enfermeiros!

Anónimo disse...

Sérgio e Vera Uma Grande Páscoa e por favor continuem.

Abraço Antonio

Saúde Materna - Centro de Saúde da Feira disse...

Enfermeiro(a) Vera e Sérgio votos de uma Santa Páscoa!
Beij