17 março 2008

Escolas + Alunos+ Enfermagem

O aumento das escolas de Enfermagem, resultado de uma falsa premissa de que o "Ser Enfermeiro seria igual a ter um Emprego Seguro e Remuneratoriamente bom" trouxe consigo uma pressão adicional ao Governo que se traduziu numa desregulação Formativa.
Apesar de vários Alertas quer dos Profissionais, quer da própria Ordem, a situação continuou e agravou-se! Deste modo as Escolas e todo o seu percurso futuro depende de como estas se conseguirem adaptar à realidade emergente que já as condiciona!


Falamos de um futuro em que a Formação terá que dar um salto Qualitativo em vez de Quantitativo. Incluo aqui a necessidade que cada Escola deverá ter em querer Formar os melhores profissionais e as melhores Pessoas. Para que tal realidade aconteça teremos todos que parar e responsabilizarmos-nos pelos Estágios que Orientamos e pelas notas que atribuímos.

Esta premissa e modo de actuação permitirá, a meu ver uma diminuição (provável, ou não) das notas que cada aluno recebe, mas trará Enfermeiros mais exigentes e habituados a que exijam responsabilidades e competências. Aliado a tudo isto terá que acompanhar o Crescimento enquanto Cidadão e Pessoa.


Este esforço conjunto (Escola,Profissional, Aluno) ao nível do formação em estágios clínicos, fará com que a nota quantitativa vista hoje como uma meta seja substituída pela meta Qualitativa.

O nome das Escolas , ou melhor a fruto da sua Formação iniciou já um trajecto de um constante processo avaliativo por parte das instituições que contratam e as Escolas certamente caminham para o mesmo! Ou seja as melhores Escolas Sobrevivem! Faço porém um reparo pois a formação é distinto de média, Uma vez que algumas instituições actualmente discriminam já alunos de certas Escolas contratando incluisivé enfermeiros com menores médias (reparem as privadas)!


Deste modo o futuro de Enfermagem passará pela regulação da lei do mercado que arrastará consigo um aprimorar Formativo das Escolas! Ou seja os melhores (distingo aqui melhor de nota) e mais bem formados Alunos, terão emprego, cabendo aos restantes as consequências da lei do mercado desemprego.

Soluções?

1.
Aplicar o modelo de Desenvolvimento Profissional! Só assim a Ordem poderá regular de forma Organizada e com base nas necessidades da população o acesso à profissão.


2.Regular já a abertura de vagas para o Curso de Enfermagem que só se fará pela articulação Escolas(pelo menos enquanto o modelo não é aplicado). Isto evitaria o Canibalismo entre Escolas e mesmo Profissionais.


Deixo lugar aos vossos Comentários!

17 comentários:

Anónimo disse...

Gostei de ler ! Concordo as escolas tem que ser sensiveis Á realidade e não abrirem tantas vagas . Parabéns pelo artigo.
Manuel

Anónimo disse...

Todos sabem que temos há desemprego em Enfermagem, menos as Escolas .

Anónimo disse...

Não pense que é só na vossa área. Em Engenharia também há desemprego e as escolas continuam a formar! Tem que haver meio termo.

Anónimo disse...

as Escolas e os alunos já andam como canibais. Isso é relexo não só desta profissão mas de todas. São as exigências tal como escrevem do mercado. Embora na área da saúde o excesso pode trazer má qualidade.

Concordo que algumas escolas fecham e só as melhores ficam,

Abraço gostei de ver as formações.

Bruno Teixeira

Anónimo disse...

O tempo das vacas gordas terminou. mesmo para as escolas que já perceberam e se fundem.

Anónimo disse...

Todos sabemos do problema, mas poucos tem o poder de solução entre mãos.

Cabe a nós pressionar quem tem esse poder para actuar em tempo util, antes que seja demasiado tarde.

Anónimo disse...

Todos sabemos mas quem tem o poder são pessoas da prática como nós e nada fazem

Anónimo disse...

o QUE É UMA BOA ESCOLA??

Anónimo disse...

Exatactamente o que é uma boa escola. Faltam critérios .

Anónimo disse...

O que é uma bos escola? O que são bons alunos, por vezes aparecem alunos sem qualquer tipo de background teórico. Isso nota-se e reflecte a sua imagem na escola.

No final o ser enfermeiro reflecte-se

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Celular, I hope you enjoy. The address is http://telefone-celular-brasil.blogspot.com. A hug.

Anónimo disse...

Todos sabemos que o excesso de formação trouxe esta consequencia. Por mim deviam formar-se os mesmo que que atingem a reforma

Desassossego disse...

O problema foi a OE se demitir de avaliar as condições formativas das escolas que abriram e das aumentaram consecutivamente as suas vagas, com decréscimo da sua qualidade, mas isso não sabemos se a níveis toleráveis ou não, porque não interessa à OE se são bons enfermeiros, interessa muitos a que custo for... E os ensino clínicos, existirão em número suficiente com a qualidade pretendida, não sabemos, a OE nunca quis saber de certificar campos de estágio, nem enfermeiros-tutores ou orientadores, bastava isso e têm quando quiserem o acesso à profissão na mão... Que terão feito os digníssimos membros da OE enclausurados nas remodeladas sedes? Bastava avaliar o processo de ensino da enfermagem em todas as suas etapas. Onde está a OE e as escolas a lutar e a preparar, respectivamente, os enfermeiros para novas competências, que algumas oficiosamente são nossas? Exasperante? Acho que sim!

Anónimo disse...

E há quem nunca mais aprenda que a OE não tem nada a ver com as escolas... mas apenas com os seus membros!
Se há maus enfermeiros porque não lhes tira a cédula? Ou isso seria muito arriscado? Quem sabe, poderiam ter que sair alguns mais velhos, formados por famosas "escolas boas"... não?

Desassossego disse...

O pior é que ninguém sabe se são óptimos, medíocres ou razoáveis, pois a OE deixou tudo como tiver que acontecer, demitiu-se dessas responsabilidades, veja-se a OM que certifica por exemplo os campos de especialidades... Na enfermagem é mais completa deriva. Que tristeza...

Anónimo disse...

Meus amigos.... esta históia vem 10 anos atrasada. O que fazer agora?
Desde a passagem a licenciatura que isto descambou.... Mais uma vez os bois andaram a frente da carroça. Na altura de passar a licenciatura devia-se ter regulamentado a carreira, imposto regras para as escola e certificar a sua qualidade. Falou-se na altura em criar uma ponderação a cada escola... mas amigos.... o que nasce torto jamais se endireita. Enfermagem neste momento tem menos credibilidade que há 10 anos atras... abraços...

Anónimo disse...

a melhor escola? a imagem diz tudo, lamparina made in ESESFM*

A essência do cuidar