Recentemente fui abordado via e-mail por Enfermeiros Recém-formados que me perguntaram se lhes poderia indicar os vários tipos de contrato que na Zona Norte se estariam a praticar! Assim deixo aqui em formato de imagem a informação pedida! Espero que assim possam decidir da melhor forma, se é que a Realidade contractual vos permite.
Informo no entanto que nos encontramos numa altura de Negociação da Carreira em que se espera que Finalmente a carreira seja enquadrada na Remuneração de Licenciatura!
Retiro a Imagem e os Números conforme foi Solicitado por alguns colegas, via comentários ou via Mail, deixo no entanto a bibliografia (ver em cima) onde poderão ver o tipo de Contratos Praticados pelas EPEs do Grande Porto. Esta Revista está disponível em qualquer Biblioteca de Enfermagem ou então poderão solicita-la ao SEP (Sindicato Enfermeiros Portugueses).
Solicitarei informações aos Colegas que assim o desejarem via Mail.
11 comentários:
Obrigado pela informação~. Não pensei que estivesse assim tão mal! Consegui ver a imagem melhor guardando-a no pc e abrindo-a. Não dará para a aumentar mais.
sabe-me dizer quanto deverá ganhar um licenciado enquadrado na "Remuneração de Licenciatura"?
Infelizmente não posso, estamos ainda em fase de negociação... Aguardo boas novas dos Sindicatos! Agora posso dizer que esta carreira actual é antiga e não é de todo compativel com a Licenciatura, bolonha e com a evoluçao da profissão.
Desculpe... só perguntei porque sou licenciado e ganho bem menos do que a tabela dos enfermeiros. Nunca tinha ouvido falar em "renumeração de licenciatura"... de qualquer modo, obrigado.
Colega, sinceramente não acho que deveria apresentar aqui, no blog (aberto a todo o público), os montantes relativos às remunerações dos enfermeiros dos contratos em EPE's.
Os enfermeiros/alunos que pretendem esta informação podem obtê-la facilmente junto de cada sindicato. Aliás, quem veiculou esta informação foi o SEP, numa revista de círculo fechado, ou seja disponível apenas para membros da classe.
De certa forma, é um devasso à vida privada dos enfermeiros, pois nem todos acham correcto esta atitude (da mesma forma que os outros profissionais não devassam assim os seus salários)!
P.F., pedia-lhe alguma sensibilidade e reflexão para uma consequente "tomada de medidas", no sentido de retirar esta informação do seu blog.
No máximo da prestabilidade, se alguém solicitou esta informação por mail, deveria ser fornecida de igual forma, usando o mesmo canal de comunicação (e-mail).
Atenciosamente, o colega,
Aires Mendes, Enf.
SERÁ QUE HÁ ASSIM TANTOS PROBLEMAS EM QUE OS ENFERMEIROS SEJAM INFORMADOS DO QUE SE PASSA COM A CARREIRA PROFISSIONAL QUE POSSUEM, SE ESSA INFORMAÇÃO É DE FONTE SEGURA, AQUELES QUE A NÃO DIVULGAM ESSES É QUE ME PARECEM INCORRETOS ESTA É A MINHA OPINIÃO.
UMA SIMPLES INFERMEIRA JOVEM LICENCIADA.
MUITO GRATA PELA INFORMAÇÃO, AMIGO COLEGA
UM GRANDE ABRAÇO MEU
Jovem colega "infermeira":
não existe qualquer problema em difundir informação, pelo contrário, uma classe bem informada é uma classe intelectualmente forte. O problema surge quando a difusão dessa informação não segue os canais mais adequados para o efeito.
Como sabe o orçamento familiar (visto que estamos a falar de salários) é algo de muito pessoal, e nem todos os colegas gostam deste tipo de "intromissão" na sua vida.
A informação e partilha da mesma entre colegas é uma perspectiva correcta, mas aqui, num blog, esta informação pode ser acedida por qualquer um, seja enfermeiro ou não.
E claro, há assuntos que são do foro particular de casa classe profissional.
Desto modo, apelo novamente à sensibilidade do sr. enf. administrador do blog, no sentido de retirar a informação remuneratória aqui colocada...
É questão de sensibilidade entre colegas "maduros"...
Há que saber ser e saber estar no seio de uma sociedade desenvolvida.
Antes de mais, agradeço a atenção e disponibilidade do Sr. Enf. Sérgio Sousa.
Aires Mendes, Enf.
Porque não há-de o publico saber quanto ganham os enfermeiros?
Claro que o orçamento familiar é uma coisa privada. Cada um sabe o que faz ao dinheiro que ganha.
Quanto os hospitais pagam aos funcionário é coisa pública, não uma intromissão na vida dos funcionários.
A classe profissional não tem que esconder quanto ganham os seus membros integrados em carreiras públicas. Sobretudo quando são os contribuintes que pagam.
Qual é o problema do público saber que um enfermeiro, na função pública, pode ganhar 3710,43 euros, como acontece com os Assessores técnicos de Enfermagem em horário acrescido?
Ou que um enfermeiro graduado, sem nunca ter precisado de se esforçar em nenhum concurso, em horário de 35 horas semanais, pode chegar aos 2120,68 euros, que é o ordenado do 8º escalão.
Basta ver o Diário da República, e analisar os montantes das reformas, para ver onde podem chegar os ordenados dos enfermeiros...
E ainda bem!
JO
Haja transparência, estamos a trabalhar para o Estado a maioria somos Funcionários Públicos.
Também fico muito escandalizada que queiram esconder os salários ganhos pelos enfermeiros.
Isto não é um segredo.
Todo o cidadão tem direito á informação e correta"simples cultura geral"
Que conciências são essas?
Porquê esconder.
sejamos claros com informação clara
e sempre actualizada, ainda bem que existem pessoas como estas que nos informam.
Aonde vai a nossa classe com escondidinhos.
Demos provas de uma classe digna do nome que temos
ENFERMEIROS
Nunca pensei que este tema fosse alvo de tanta polémica!
Não quero dar opinião sobre as Remunerações! Concordo com alguns; colegas quando referem que :"a Sociedade em Geral deve e actualmente pode saber quanto é que um Enfermeiro ou outro Profissional ganha."
Exercendo o direito a Resposta, tenho a perfeita noção do Saber Ser e Saber Estar. Penso que ao ter colocado esta informação, que pode ser consultada por qualquer cidadão num simples motor de busca como o Google em nada devassa a privacidade da Profissão. No entanto por não ter elaborado a imagem e pelo facto de esta estar na Fonte Citada, podendo ser consultada mediante algum esforço, retirei-a.
Não concordo porem com a seguinte afirmação ” Os enfermeiros/alunos que pretendem esta informação podem obtê-la facilmente junto de cada sindicato”… Isso seria verdade se os alunos já fossem Sindicalizados ou então já soubessem a Realidade que os aguarda… Como muitos alunos ainda não tem oportunidade, nem o Know-how para obter este tipo de informação achei oportuno colocar esta mensagem e sobretudo o caminho a percorrer para a obterem! Mesmo retirando a imagem o rumo está traçado é só pedirem a Revista…
Em jeito de conclusão e deixando uma opinião pessoal penso que é necessário esclarecer alguns falsos mitos como a de que um “Enfermeiro Ganha muito Bem.”, Como que um Enfermeiro evolui na Carreira sem esforçar… entre outros…
Para quem desconhece Para se Subir num Escalão era necessário um Avaliação, Positiva para que isso ocorresse… Ora na Função publica só agora se fala nisso… Para que um Enfermeiro Seja Especialista é necessário Abrir Concurso e em princípio só o que tiver melhor currículo entra… O mérito tem que estar presente, assim como a Qualidade, só assim a Profissão é reconhecida, só assim prestamos Cuidados Com qualidade! A remuneração é importante e está a ser discutido, mas só alcançamos a Licenciatura porque demonstramos competências… Porque Evoluímos como ciência e como profissão.
A mesma ciência que divulga os factos, os publica e daí colhe os seus frutos… O saber estar numa Profissão a meu Ver não co-existe com o Esconder de factos… Espero que não fosse isso que alguns colegas queriam dizer…
Obrigado pela vossa visita e um até breve. É bom discutir ideias, gosto de o fazer…
Enviar um comentário