Bastonária da Ordem dos Enfermeiros reúne hoje com Conselho de Administração e Com Enfermeiros do Serviço de Urgência do Hospital de Aveiro
Lisboa, 7 de Janeiro de 2008 – A Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Enf.ª Maria Augusta Sousa, vai reunir, ao início da tarde de hoje, com membros do Conselho de Administração do Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro, onde na semana passada faleceu uma idosa quatro horas depois de ter dado entrada nas urgências daquela unidade de saúde. Seguir-se-á um encontro com os enfermeiros que trabalham no Serviço de Urgência.
A responsável máxima da Ordem dos Enfermeiros está disponível para prestar declarações à Comunicação Social, pelas 16 Horas, à porta das Urgências do Hospital de Aveiro.
11 comentários:
Pelo que tenho conhecimento a Bastonária está a tentar estar à noite no Prós e Contra, mas não está a ser fácil. a Fatima Ferreira tem algum problema com os enfermeiros, será porque foi casada com um médico? Será que não devemos inundar o e.mail da RTP, com a nossa indignação pela nossa Ordem não ter sido convidada. Pois um programa de saúde não pode ser de qualidade se não fôr ouvido o maior grupo da Saúde.
Não sabem se vem só à Urgência. Gostava de falar com ela .
Caro colega se tem assuntos a tratar com a Ordem, senão teve hoje a oportunidade, pode dirigir-se à secção regional.
Já enviei um mail de protesto à Rtp, temo que não seja ouvido. Espero com alguma ansiedade o debate de logo.
Será que esta visita vem resolver os nosssos problemas?é que até os "atrasos" na actividade medica tentam ser desculpados culpando os enfermeiros...ou n viesse a directora clinica dizer que o problema estava na prioridade atribuida pela triagem de manchester.sera que com um laranja, com 10 min d espera, levava a um atendimento mais rapido por parte do medico?
temos que nos unir pq se n formos nos n teremos ng por nos...e eu sei do que falo pq tb trabalho num SU com triagem de manchester...
e um bom triador é aquele q n encaminha dtes(para os medicos poderem passar o tempo a fazer nada)!
Vi agora. SUCESSO, estamos de parabéns.
Deve ter sido publicado à pouco:
Citar
A Bastonária da Ordem dos Enfermeiros Enfermeira Maria Augusta de Sousa, vai estar hoje, dia 7 de Janeiro, no programa "Prós e Contras" (canal 1 da RTP) onde se vai debater a reforma das urgências em Portugal. Não deixe de ver...
In http://www.ordemenfermeiros.pt/index.php?page=44&highlight=396
Terminado o debate o tempo que nos deram foi muito pouco.
Foi preciso um médico vir dizer que os enfermeiros da triagem de Aveiro não tiveram qualquer responsabilidade na infeliz morte da senhora.
O debate Pós e Contra este quente, só faltava o ministro dizer "porque não te calas" a todos.
ficamos esquecidos no meio da confusao...e é triste ver que nem os nossos nos defendem. concordo plenamente c o comentario anterior
Peço desculpa pela minha intromissão num assunto que não me diz respeito directamente,mas devo muito aos Enfermeiros(as)e por isso pedia um favor aos anónimos,nem que o vosso nome seja ficticio,deiam um nome ao vosso comentário.Desculpem,especialmente ao Lifepassenger e Mª Vera,mas acho que este Blog tem demasiada importãncia,para as pessoas terem medo?e se esconderem no anonimato.
Opinião de um leigo.
Vim agora do blog do doutorenfermeiro, e este teceu um grande comentário à actuação da bastnária no prós e contras! Muito bem falado dr. enfermeiro!
Enquanto que este blog apoia tudo o que a bastonária faz, seja bem ou mal, o doutorenfermeiro foi incisivo e directo. Sem medo. Sem papas na língua.
Caro Colega, Conheço e blog em questão tendo participado várias vezes. Sem dúvida que existem opiniões diferentes, apenas expressei a minha.Não defendo ninguém , note-se, quero e pretendo a isenção o resto deixo livre para os comentários
Note que fomos um dos primeiros a alertar para a nossa não participação neste debate. Isso sim teria sido um erro a nossa profissão não teria voz.
A minha análise do debate é a seguinte: Infelizmente a Jornalista Fátima, não nos dispensou tempo, passando somente a palavra à Enfermeira Maria Augusta quando o Representante da Ordem dos médicos (em pleno acto de campanha) se refere que os não médicos não tinham competências, sequer para a administração de morfina.
Ora o que vi foi uma "chapada" de luva branca e um tremendo saber estar. Foi defendido publicamente que os Enfermeiros TEM competências especificas, apesar do que aquele senhor (Ordem Médicos) pensa. No final penso que quem ficou muito mal na figura quer pela má educação quer pelo seu descontrolo emocional e cognitivo foi a Ordem dos Médicos.
Isto note não foi só a minha opinião tive o prazer de ver o debate, com "não médicos e não enfermeiros" (riso) que tiveram opinião semelhante. Saímos deste debate reforçados, acho.
Penso que o Governo percebe quem quer discutir politicas de saúde e quem não quer. Os enfermeiros mostraram-se disponíveis e Mais foram Defendidos por "não enfermeiros", que mais uma vez reforçaram a ideia de que o Enfermeiro possui Competências Especificas que são necessárias`a ganhos em saúde.
Poderíamos exigir mais, isso sempre... Concordo, mas este exigir requer o apoio de todos. Note que os Parabéns que a Enfermeira Vera dá no Dr. Enfermeiro referem-se aos mails que choveram na RTP e na Ordem, para que tivéssemos presentes. Mais uma vez fomos nós que primeiro publicitamos e decidimos colocar um Post no Fórum de Enfermagem pois tem um maior numero de Visitantes que o Cogitar.
Depois e muito bem tal como o Dr. Enfermeiro referiu criou-se uma cadeia.
Juntos, sempre defendi que é isto que precisamos para a nossa profissão. Se a queremos mudar temos que exigir juntos (e só para nós, ou seja não comentar o que funciona mal com outros grupos profissionais). Falta-nos sentido de Grupo e de Pertença, mas isto trabalha-se.
Enviar um comentário