30 janeiro 2008

Ordem dos Enfermeiros refere que Enfermeiros terão que fazer parte da Reforma

Analisando ainda as reacções à noticia anterior deixo o artigo:

"Comentando a substituição do ministro António Correia de Campos por Ana Jorge, o vice-presidente da OE, Jacinto de Oliveira, afirmou esperar que a nova governante «ouça os parceiros sociais e as populações, porque sem que tal aconteça nenhuma reforma chega a bom porto».

«A reforma tem de ser compreensível e inteligível e com o anterior ministro não se compreendia a bondade das decisões», acrescentou. Para Jacinto de Oliveira, esta «pode ser uma das últimas oportunidades do Serviço Nacional de Saúde, que pode estar em risco».

«Qualquer reforma não pode ser feita contra a vontade das pessoas, quando o seu objectivo é assegurar as suas necessidades, e deixando de ouvir os parceiros envolvidos. A Ordem dos Enfermeiros teve por diversas vezes dificuldades em fazer-se ouvir», adiantou.

«Quando são encerrados serviços de urgência, têm de ser criadas alternativas», argumentou o dirigente, reafirmando que a tutela deverá ter em atenção a situação actual dos enfermeiros, por existir uma «sub dotação de recursos humanos e haver recém-licenciados à procura de emprego». (Fonte: SOL )

13 comentários:

Anónimo disse...

A ordem dos enfermeiros a prenunciar-se os meus parabens. Mas a senhora Bastonaria deve prenunciar-se pela qualidade do ensino ministrado em determinadas escolas superiores de enfermagem.Fazer um estudo para saber quntos enfermeiro são precisos...sim porque somos licenciados no papel, porque no exercicio das nossas funções não somos pagos como tal

prantelhana

Nem Mais. Anibal

Anónimo disse...

Bom dia!

Nem mais nem menos!|

Aníbal esse é que é o verdadeiro dogma da nossa profissão.

Até quando é que vamos continuar a ser explorados??

Se os professores primários e as educadores de infância, à medida que fizeram a licenciatura começaram a auferir vencimentos como tal.

Eu pergunto, porque não aconteceu isso com a enfermagem?

A desculpa de que são muitos!!!!

Para mim não serve.

Muitos são os enfermeiros que continuam a "jorrar" das escolas de enfermagem, para um mercado de trabalho cada vez mais saturado.

Cumprimentos!

Nel

Anónimo disse...

Podem agradecer essa situação aos sindicatos e quem tutela a abertura de novas escolas de enfermagem.
Lamento dizer mas não estavamos preparados para a licenciatura, da forma como foi feito trouxe mais problemas do que soluções.
A passagem a licenciatura só deveria ter ocorrido quando a Ordem pudesse controlar o ensino... ou seja, que fosse capaz de regulamentar a abertura de Escolas, que fosse capaz de avaliar a qualidade de ensino.

Em 1997 num plenário já defendíamos que a passagem para licenciatura só deveria ser feita se houver QUALIDADE NO ENSINO. Entre outras coisas fomos os únicos a favr do número clausus.. que regulamentava um número máximo de alunos... directamente relacionado com a necessidade de profissionais... mas ninguem nos ouviu...


www.futuruniger@blogspot.com

Anónimo disse...

Mais,lanço o desafio ao sérgio e à vera para junto das suas "ligações" organizar um debate sobre o ensino de enfermagem.... olhem que haveria muito a dizer...

Blogger de Saúde disse...

Caro anonimo terei muito gosto em organizar um Post/ Debate sobre o ensino de Enfermagem? Quanto ao debate o que propõem?

Blogger de Saúde disse...

Ou pretendia um debate não virtual?

Anónimo disse...

Mas que boa ideia quem seriam os convidados?

Anónimo disse...

Alguns professores estão muito afastados da realidade se virmos as famosas teoricas estas já defendiam que os professores deveriam estar na prática. Agora digam isso às Escolas!

Se o tal modelo for para a frente então algumas escolas fechavam ou tinham menos vagas, como seriam distribuidas estas vagas?

Anónimo disse...

A ver vamos se tem razão

Anónimo disse...

Não será por acaso, que as Escolas de Enfermagem, fazem questão de que os seus alunos tenham como tutores, Enfermeiros dos Serviços onde estão a desenvolver os seus Estágios.

Teixeirinha

Blogger de Saúde disse...

Verdade e inteligente

Anónimo disse...

Gosto do enfermeiro Jacinto, bom ve-lo.

Gonçalo disse...

Também já tive o prazer de contactar pessoalmente com o Enfermeiro Jacinto Oliveira e revejo-me na sua opinião, está na hora de fazer alguma coisa por todos nós, principalmente sobre a questão do emprego na Enfermagem.
Um abraço!