06 janeiro 2008

Para onde vai a saúde?

O titulo do próximo programa o anuncia e a minha pergunta é mesmo esta . Para onde vai a nossa Saúde. Ao ler e ver o anuncio do programa Pós e Contra fiquei mais uma vez atónito ao verificar que mais uma vez no que consta à Saúde, os restantes grupos profissionais que a integram não serão ouvidos!Em suma serão ouvidos só os Médicos e a População.

Não seria melhor formar uma mesa de debate com os várias Profissões que diariamente estão no terreno, pois estes sabem os problemas que surgem e constituem a equipa fixa no Serviço de Urgência. Nas Urgências este Grupo são os Enfermeiros.

Se isto fosse um trabalho de investigação não seria muito difícil de provar que seria alvo de erros nas conclusões do trabalho. É certo que a Saúde necessita de vários Profissionais para que funcione. Seguindo esta linha de pensamento como é possível que ENFERMEIROS, FARMACEUTICOS, representantes das novas unidades de Saúde Familiares (enfermeiros e médicos) não sejam ouvidos.

Porque trabalho numa Urgência e sei que o mau funcionamento destas não se cinge somente ao trabalhar no mundo confuso da urgência. Temos que analisar a ACESSIBILIDADE, que "se calhar" está posta em causa.

Somos Enfermeiros, aliás somos o maior grupo Profissional a trabalhar na área da Saúde. Espero que tenham enviado um convite às nossas entidades que nos representam- Ordem e Sindicatos.

Deixamos o texto que anuncia o programa :
"Para onde vai a saúde?
O presidente foi claro na mensagem de Ano Novo!O país não entende as vantagens das reformas na saúde!Falta perceber o sentido do encerramento de urgências e serviços de atendimento permanente!Em resposta, os cidadãos mobilizam-se e constituem o Movimento Unidos pela Saúde!Qual vai ser o futuro da área mais sensível da sociedade portuguesa?Para onde vai a Saúde?O ministro Correia de Campos, autarcas, médicos e populações frente-a-frente no maior debate da televisão portuguesa." (Fonte deste texto : RTP)

2 comentários:

Anónimo disse...

O Sindrome é sempre o mesmo nunca convidam outros grupos. Só os medicos é que trabalham para os jornalistas e governo. Temos que seguir o exemplo da filandia

Anónimo disse...

Sei que à Ordem está a tenatr estar no programa, mas não foi convidadada.
Que tal os enfermeiros inundarem o e.mail da RTP, mostrando o seu descontentamento'