Após ter escutado esta notícia impus a mim própria a pergunta qual será o perfil desta nova Ministra, quem é e qual o seu passado?
----------------------------------------------
Ana Jorge tem actualmente 57 anos e mais de 30 de carreira na saúde. Esteve 15 anos no Hospital D. Estefânia e cinco à frente da Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo durante o Governo de António Guterres, em que Maria de Belém Roseira foi ministra da Saúde.
Ainda durante a presidência da ARS, Ana Jorge destacou-se na reorganização das urgências pediátricas nos hospitais, apostando no encaminhamento das crianças para os centros de saúde da área de residência e deixando o atendimento hospitalar reservado para casos verdadeiramente urgentes.
Neste âmbito, foi ainda uma das impulsionadoras do serviço de atendimento pediátrico por telefone "Dói Dói, Trim Trim".
No plano académico, foi assistente da cadeira de saúde materno-infantil na Escola de Saúde pública e tem vários trabalhos publicados em revistas da especialidade. Esteve também ligada ao sector da humanização dos serviços do Instituto de Apoio à Criança.
----------------------------------------------
Por fim a nova Ministra da Saúde Ana Jorge, disse numas primeiras declarações que acreditava nas mudanças introduzidas pelo seu antecessor.. "Acredito na reforma em curso e no Serviço Nacional de Saúde" (fonte : J.N.)
Após esta Remodelação Política pergunto quais as alterações na politica? Teremos alguma inversão na politica de fecho de urgências e na reestruturação da rede Nacional de Ambulâncias?
Este justificou a sua demissão, alegando que se deve ao facto de ser essencial "manter a relação de confiança entre os cidadãos e o Serviço Nacional de Saúde"
Acrescenta ainda: "Ontem, ao fim do dia, tive uma informação de um dos elementos da comissão das urgências, dizendo que o ambiente de crispação nos serviços, entre doentes e profissionais de saúde está a atingir um nível insustentável. E isso não pode continuar", acrescentou.
"Não estavam reunidas as condições para continuar", finalizou o ex-ministro da Saúde. (Fonte : SOL).
A Ordem dos Enfermeiros já reagiu a esta Exoneração do Prof. Correia de Campos. Para verem Cliquem aqui.
17 comentários:
Pois o que todos aguardamos é qual a posição e para onde levara as politicas de saude?
E no meio nós profissionais , sobretudo nós Enfermeiros veremos a nossa carreira adiada mais uma vez?
O ministro demitiu-se ? Será que Anadia irá abrir?
Já vai tarde, mas não basta mudar o rosto! É preciso mudar a politica! Vamos ver o que irá acontecer...
Abraço!
Concordo com o anonimo das 18h30 será que esta politica atrasara as reformas? Será este mais um modo para pararem com a revisão das carreiras na saude?
Para ter mão na saude terá que ter mão de ferro . Alguém conhece a politica da senhora?
Dr. Enfermeiro diz, pena não ter sido enfermeiro. Lá chegará o tempo, espero eu.
O cantaro tantas vezes vai à fonte que parte.
A saúde em Portugal atravessava uma fase difícil nos últimos tempos, sendo assunto de revolta tanto para profissionais como utentes, e esta é uma decisão que não me surpreende. Mas pelas declarações da nova Ministra da Saúde, julgo que apenas a imagem mudará, para efeitos eleitorais, sendo a continuidade de uma política que a seu tempo mostrará se foi a mais correcta.
Um grande abraço para os autores do Cogitare e felicidades para a nova Ministra da Saúde.
É verdade , temos eleições para o ano não é ! agora começo a entender muita coisa.
Mudanças de posto, nada de mais um facelift
As reformas são nescessárias para melhorar o atendimento as populações. Com certeza que o que estava não era melhor. Infelizmente a política tem destas coisas... quando deixa de ser popular é como se o Sr. Ministro de repente tivesse sarna política e ninguém quer ser visto com ele...
No entanto as reformas estão em andamento e devem em grosso continuar.
Não podemos deixar que a comunicação social, que apenas quer audiência nos deixe influênciar na nossa busca da verdade...
A ignorância do nosso povo continua a ser o nosso maior flagelo...
www.futuroniger.blogspot.com
Quem é este mercurio ? Será que ele não via as urgências a fechar os doentes a cairem das macas e a morrerem?
O problema é vai alterar alguma coisa?
Acha?
Não concordava grosso modo com a politica do anterior ministro, mas... será que só agora é que começaram a cair doentes das macas nos SU ?? e a morreu gente ???.. Olhe que não...olhe que não....
OS enfermeiros andam em todo lado, outro blog de enfermeiros?
Caros colegas, em primeiro lugar os blogs não são coisa de agora... com outro nome e com outras finalidades.
Quanto à realidade, é ingenuo pensar que só agora é que estas coisas acontecem, simplesmente tem mais visivibilade. É por modas... ou são os acidentes com autocarros, ou são os partos que são mal feitos ou são os velhos que caem das macas...
Felizmente as pessoas começam a conhecer os seus direitos e algumas já sabem reclamar...
Ninguém falava de situações muito mais graves que eram quando os doentes morriam na presença de médico e enfermeiro nos SAP, ou porque não tinham meios técnicos ou por falta de saber... ou por exemplo quando transferiam um doente morto apenas porque tinha uma boa frequencia no monitor... esqueceram-se é que o utente tinha pace... estas coisas acontecem até que os profissionais que trabalham na área da urgencia emergencia sejam verdadeiros profissionais. Também não podemos confundir ataques de caspa súbitos com verdadeiras emergências.
A reestruturação era imperativa!
Os enfermeiros ganharam o seu lugar fora do hospital e prestam um serviço de qualidade... São os próprios médicos que nos Centros de saúde pedem a colaboração dos enfermeiros do inem que neste momento trabalham no pré hospitalar... Temos que ter sentido crítico e não ser um burro que apenas come a palha que lhe dão...
www.futuruniger@blogspot.com
Mais do mesmo...muda-se o Ministro mas as políticas serão as mesmas!
A saída do Ministro da Saúde já há algum tempo que era falada.
«Tinha as reformas todas no terreno, já podia sair»...ouvia-se nos corredores.
Apesar de esta Ministra não ter sido primeira escolha ( diz-se por aí), vamos ter que esperar para ver o seu trabalho.
Quem com ela trabalhou, reconhece-lhe respeito pelos Enfermeiros.
Veremos a sua prática...estaremos atentos.
Teixeirinha
Espero que esta ministra se oriente!
Já agora peço colaboração na questão/reflexão que coloco no meu blog. SM
Caro SM qual é o endereço do seu BLog ? Terei todo o gosto em visita-lo
Enviar um comentário