25 janeiro 2008

Inem VS Bombeiros e Vítima mortal

É Assunto do dia a chamada do INEM para os Bombeiros. Vi ontem no Jornal da SIC e nem queria acreditar, pois parece uma chamada vinda dos apanhados. Mas não era mesmo uma chamada do C.O.D.U. para os Bombeiros Voluntários de Favaios...

RESUMO DA HISTÓRIA

"António Moreira, 44 anos, faleceu na madrugada de terça-feira, na sua casa em Castedo do Douro, concelho de Alijó, depois de uma queda, em que terá batido com a cabeça, e que o terá deixado a sangrar.

A casa da vítima fica a cerca de 60 quilómetros do Hospital de Vila Real e a nove quilómetros da sede do concelho, cujo serviço nocturno do SAP foi encerrado a 27 de Dezembro.

A família acusa o INEM sustentando que a viatura médica de emergência e reanimação (VMER) só chegou à aldeia «duas horas depois do pedido de ajuda», versão que é «veementemente» refutada pelo INEM.

Manuel Lopes, cunhado da vítima, afirmou que a chamada para o 112 foi feita «às 3h30» e que a VMER de Vila Real apenas chegou à aldeia «duas horas depois».

Fonte do INEM referiu que o pedido de socorro foi feito por volta das «3h40» e que, logo nesse primeiro contacto, a família já avançava que o homem estaria morto.

Na gravação daquela chamada telefónica, a que a Lusa teve acesso, o irmão do falecido afirmava que este já se encontrava morto, que sangrava pela boca e que já não respirava.

O INEM accionou os bombeiros de Favaios, através de uma chamada feita às «3h51» - que demorou perto de oito minutos - ao mesmo tempo que solicitava os serviços da VMER de Vila Real.

Por falta de tripulação dos bombeiros de Favaios, já que o motorista se encontrava de serviço sozinho, o INEM teve que chamar os soldados da paz de Alijó, que também só tinham um elemento na corporação.

O comandante dos bombeiros de Alijó, António Fontinha, referiu que a sua corporação recebeu a chamada às «4h01» e que chegou a Castedo às «4h15».

A viatura de emergência demorou, segundo o INEM, «40 minutos a chegar» e, segundo António Fontinha, «50 minutos» até chegar perto da vítima, tendo apenas confirmado o óbito. " (FONTE : PORTUGAL DIÁRIO)


Assim anda a nossa Saúde. Podem Comentar.

Deixo o link e o vídeo alojado no Youtube. :http://br.youtube.com/watch?v=MRDh-5aEKkg

15 comentários:

Anónimo disse...

A certo ponto dava para rir. Se fosse meu familiar, não ria, chorava e bem.

É complicado fechar urgências assim

Rui

Anónimo disse...

Insolito no minimo, ou como diz um blog "portugal no seu melhor"

Anónimo disse...

Pelos comentário vejo que ainda existe confusão.... Nao era o SAP quie iria resolver esta situação... Nem tem material nem pessoal qualificado. Esta situação demonstra claramente a inoperancia dos bombeiros. Esta situação vem dar razão ao inem acerca da politica de restruturação do pré hospitalar..

futuruniger@blogspot.com

Anónimo disse...

Vergonhoso, mas retrata bem o que se passa. A Vera ou o lifepassenger, andam atentos. A ideia de haver um jantar de blogs é para manter?

Se for digam o dia e a data pois gostava de conhecer alguns dos responsáveis pelos blogs assim pelo menos mantemo-nos informados.

Bom fim de semana.

Anónimo disse...

Vergonhoso, mas retrata bem o que se passa. A Vera ou o lifepassenger, andam atentos. A ideia de haver um jantar de blogs é para manter?

Se for digam o dia e a data pois gostava de conhecer alguns dos responsáveis pelos blogs assim pelo menos mantemo-nos informados.

Bom fim de semana.

Anónimo disse...

depois de ouvir isto só posso dizer que país o nosso...

isto não têm comentários ...

pobre de quem precisa e é um zé ninguém

Anónimo disse...

Depois o problema é nosso, médicos e enfermeiros.

É a minha opiniao pessoal, invista-se na formaçao nas escolas em Suporte basico de vida. A cadeia de sobrevivencia o que diz?

Anónimo disse...

que anormais

Anónimo disse...

Este blog e o Doutor Enfermeiro são um dos melhores nestá área. Parabéns aos dois.

Anónimo disse...

a culpa é + dos enfermeiros.

Devia haver um enfermeiro por rua (já faltou mais)

Anónimo disse...

A culpa não é de ninguém e é de todos pois todos os elementos que tomam parte neste processo deviam conversar e não criticar uns aos outros.

correu mal, é verdade, mas para a próxima evitavam-se estes erros.

Enf. Antonio

Anónimo disse...

Este blog é um dos melhores blogs de enfermagem.
Parabéns pelo blog, Sérgio e Vera!

Mário disse...

Em primeiro lugar a CULA É DO INEM pois é este que é responsavel pelo socorro pré-hospitalar em portugal!

Depois os bombeiros VOLUNTÁRIOS de favaios estavam como estão muitos neste pais, indisponivéis áquela hora, até as vmer no distrito de vila real estão! e não são ´tão poucas as vezes...

Quanto ás bocas e ás risadas no CODU sem comentários!!!

Quanto à proposta da operadora ao médico "digo que está inop" referindo-se à vmer, sem comentários...

Por ultimo dizer que os profissionais do sap de alijó como muitos por este pais fora tem formação em trauma e suporte avançado dado pelo inem, e ainda que não pudessem fazer nada tinham evitado este numero de circo proporcionado por quem (do codu)forneceu a gravação para a comunicação social

Uma vergonha é o que se pode dizer!!

Anónimo disse...

« Este blog e o Doutor Enfermeiro são um dos melhores nestá área. Parabéns aos dois.»

Caro anónimo, permita-me que lhe faça um pedido:

Não compare o incomparável...
Uma coisa é falar Emfermagem, outra, bem diferente, são «tricotices»...


Teixeirinha

Anónimo disse...

Caros colegas,

O que se passou apenas é a ponta do iceberg em relação ao PH (pré-hospitalar), para não falar do transporte/transferencias de doentes Urgentes/Emergentes/Programados

Há imensas "nodoas" bem como casos de sucesso no pré-hospitalar.
Tenho pena, que se use essas nodoas apenas para denegrir as instituições envolvidas (INEM, Bombeiros), quando deveriam ser tiradas lições do sucedido e aprender para o futuro.

Na minha opinião é inacredítavel que num pais, haja varias instituições a prestar o socorro ph que creceram em paralelo, umas mais que outras e que não se articulem em prejuizo de quem precisa.

Na minha opinião os responsáveis são os Ministerios da Saúde e Administração interna, pois sabiam disto ao longo dos anos mas não tomaram uma posição e politica unica em relção ao ph.

Há inumeros casos,mais do que se poderia imaginar...

Isto é uma opinião pessoal minha.

Cumprimentos colegas.