14 janeiro 2008

Precisamos desta União como cidadãos, como Enfermeiros

O nosso comportamento afecta, quer positiva quer negativamente, a relação que estabelecemos como os outros, quer doentes quer Profissionais.

Seguindo esta linha de pensamento, se desejamos que as pessoas com quem nos relacionamos modifiquem o seu comportamento, temos que agir no sentido de modificarmos, a nós próprios, o nosso comportamento. Precisamos de UNIÃO tal qual o vídeo que aqui deixo.

Se a Enfermagem QUER MUDAR neste século, terá que evoluir para um Ser profissional flexível, motivado, aberto à mudança e permanentemente actualizado na área do saber, saber fazer e, com grande ênfase, para o saber ser.



Considero que Enfermagem Necessita deste tipo de Comportamentos, que Unam a Classe, tal qual estes toureiros (confesso que detesto este "desporto"), mas os seus Actos perante a adversidade reflectem aquele Sentimento de Honra e de pertença que parece estar esquecido.
  • Quantas vezes presenciamos criticas nas costas dos colegas, por colegas...?
  • Quantas vezes não se ensina o colega ou nos disponibilizamos para ajudar só porque queremos ter só nós as Competências? (...)
Termino dizendo que é o juízo da Imagem que o indivíduo faz de si como Cidadão e Profissional, que o liga a determinados sentimentos de Vergonha ou de Orgulho, que poderão ser facilitadores ou inibidores de determinado comportamento. Poderemos nós igualar este exemplo do vídeo e encarmos juntos os desafios que nos surgiram? Boa Semana deTrabalho.

Ps:Tentarei escrever com mais frequência, mas o tempo é escasso e o Cansaço muito.

5 comentários:

Anónimo disse...

Quem tem que mobilizar os enfermeiros não o faz. está tudo apatico à espera de eleições as da ordem já houve agora vem os sindicatos. O tempo passa.

ADOREI o video, mas também detesto touradas.

Anónimo disse...

Olá enfº Sérgio,
não se deve recordar de mim, mas em tempos estagiei num local onde o enfermeiro Sérgio era orientador.
Gostei das palavras de ânimo, e senti-me sortuda por o poder conhecer.
Mas às vezes a sorte não vem só. Estou a estagiar no serviço do doutorenfermeiro! Ainda não tivemos oportunidade de o conhecer, pois ainda só fomos visitar o serviço e a confusão era mais do que muita, mas reparamos que nas paredes do gabinete dos enfermeiros havia muitos artigos do blogue do doutorenfermeiro, quando uma das enfermeiras nos disse que aquele era o serviço do doutorenfermeiro.!!
Sinto-me previligiada! Haverá assim tanta gente que teve a oportunidade de estar com o autor do cogitare e do doutorenfermeiro?

Anónimo disse...

Caro Sérgio,

Subscrevo a mensagem da sua reflexão, mas permita que lhe diga que foi muito infeliz no exemplo que escolheu para a ilustrar.

Não é aceitável que se promova qualquer aspecto de uma actividade que lucra com o sofrimento imposto a outros seres!

Estou certo que conseguirá encontrar outros exemplos para a ilustrar.

Se acredita nos valores da enfermagem, retire o vídeo do mais cruel espectáculo do mundo.

Blogger de Saúde disse...

Espero que o estagio esteja a correr bem e já agora envie os meus cumprimentos sob a forma pessoal ao Dr. Enfermeiro.

Alerto apenas que este blog não é só da minha autoria, participa também a Enfermeira Vera Carvalho.

Se os projectos correrem bem em breve traremos novas opiniões a este espaço.

Quanto ao desporto em questão, confesso que é de uma violência extrema, mas penso a mensagem que se quer passar é a união destes Homens perante a adversidade, perante o ataque.

Volto a referir que espero que o Estagio corra de forma produtiva e que o investimento pessoal compense e evolua como futura Enfermeira e como Pessoa. Já agora como dica para os Estagiarios podem consultar no Forum de enfermagem um livro de Estagio(ver projectos) e nos downloads existe uma cábula de farmacos também.

Abraços e obrigado pelos comentários. Vera Gostei da Mensagem, de facto precisamos de união como Pessoas, Enfermeiros e Cuidadores. E já agora alento para os desafios que ainda te esperam na Especialidade.

Doutor Enfermeiro disse...

Agradeço e devolvo ao colega Sérgio o cumprimento.

Em relação à colega (aluna) que afirma estar "a estagiar no serviço do doutorenfermeiro", e apesar do lisonjeio constante na dita afirmação (que agradeço), provavelmente deverá estar equivocada.
Além da descrição não corresponder à realidade do "meu" local de trabalho (gabinete de Enfermagem com afixação de posts do blog "Doutor Enfermeiro"), o contexto também não é compatível com a situação.
Ainda que agradado pela existência de afixação de posts da minha autoria em gabinetes de Enfermagem tal não corresponde ao cenário actual do "meu" serviço.
Portanto, apenas posso presumir ser um mal entendido....
ou então aguardo que a "colega" acrescente mais "luz" à sua declaração.