"No dia em que a mulher de 85 anos, residente em Albergaria, morreu na Urgência do Hospital de Aveiro enquanto esperava por um médico, os casos
menos graves estavam a ser tratados primeiro que outros mais graves. Muitos doentes referenciados na triagem (feita por enfermeiros) com a cor verde e azul (menos urgentes) foram observados por um médico primeiro que os amarelos. A informação foi confirmada ao JN pela directora clínica do Hospital de Aveiro, Lurdes Sá.

Este desvirtuar do Sistema de Manchester deve-se ao facto dos "doentes amarelos" aguardarem por um especialista, enquanto os "verdes e azuis" são vistos por clínicos gerais. Como há mais clínicos gerais que especialistas...Lurdes Sá admite que este quadro é "errado" e que o mesmo se verificou em outros dias e não apenas na passada quarta-feira, dia em que Albertina Mendes chegou à Urgência às 13.45, foi triada (cor amarela) às 14.01 e encontrada morta pelas
17.45, numa maca, sem ter sido visto por um médico.
Segundo "Manchester", deveria ter sido vista em 60 minutos. Albertina ainda não tinha sido observada por um médico quatro horas depois. Como o serviço "não funcionou correctamente", como reconhece Lurdes Sá, o hospital instaurou um inquérito interno para apurar responsabilidades e pode vir a responder judicialmente se a família da idosa avançar para Tribunal."
O presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Norte, José Azevedo, não acredita que os enfermeiros possam vir a ser responsabilizados, culpando a "má organização do serviço pela demora no atendimento médico".Para inverter o quadro, a Administração do Hospital aprovou ontem uma alteração na Urgência. Depois da triagem dos enfermeiros, haverá, a partir de 2ª feira, uma segunda análise, feita já por médicos clínicos gerais, que observarão os casos "amarelos" e só depois destes os verdes e azuis. Os casos mais graves (vermelho e laranja) continuarão a ser vistos de imediato. Para continuar a ler o artigo clique aqui (Fonte : JN)
Esta Directora que pecou pelas afirmações pouco iluminadas iniciais, nas quais poderíamos ser iludidos a Pensar que a Culpa seria dos Enfermeiros. No entanto, fiquei aliviado por ler e reler este artigo. Esperemos desenvolvimentos deste caso.
6 comentários:
Acho que lhe devem ter puxado as orelhas. Foi muito mau o que esta senhora disse no inicio.
É melhor tarde que nunca.Já enviei mail para a ordem espero que respondam e digam algo sobre este caso.trabalho também numa urgência e os doentes já ficam com medo quando recebem uma pulseira amarela.
O que esta feito tem que ser "remendado". É preciso fazermo-nos ouvir.
Quem falou foi o Enf Azevedo. Comentários para a Ordem.
Alguem soube alguma coisa das eleiçoes da ordem, sempre houve impugnaçao ou não?
Precisamos quem nos defenda. Ainda hoje vi na Reportagem da Rtp a medica chefe de equipa dizer que quem está neste serviço (urgencias) são os médcicos.
Depois querem trabalho de equipa. Enfim quando corre bem é sempre culpa dos outros quando é para colher os louros estão sempre lá e atentos a tudo.
Noutros hospitais esta situação de as cores de triagem não serem respeitadas também acontece!
E os médicos não vão ser penalizados?
Tudo está bem quando acaba bem!
Acho engraçada a solução encontrada... depois da triagem de manchester...vem a triagem do clinico geral....lol
Mais valia por o Gervasio (aquele macaco da reciclagem..) a ver o doente... porque o resultado é sempre: hemograma bioquimica e rx... quem trabalha num SU sabe que 99% dos doentes fazem analises... Aqui estava o gervasio... a passar requisições... depois os senhores doutores so viam o resultado!
Se não tem cuidado até analises para os acompanhantes pedem...lol
Enviar um comentário